A renomada atriz inglesa Cathy Tyson fez duras críticas ao uso do termo “woke”, argumentando que seu uso como adjetivo é redutor. Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, Tyson afirmou que considera o termo tão ofensivo quanto um insulto racial.
“Para mim, é tão ruim quanto um insulto racial ofensivo”, disse a atriz, conhecida por seus papéis em produções como Night & Day, Mona Lisa e Watch Dogs: Legion. “Os termos ‘woke’ e ‘race card’ são profundamente ofensivos para mim.”
Segundo Tyson, uma de suas maiores frustrações com o termo é como ele é regularmente utilizado para “minar” ideias progressistas.
“O termo ‘race card’ é jogado na sua cara se você faz uma crítica sobre qualquer coisa”, explicou. “Até mesmo o termo ‘privilégio branco’ é muito, muito divisivo. Eu não estou a favor dos lados.”
Apesar de sua postura crítica, Tyson afirmou estar aberta ao diálogo com diferentes pontos de vista. Ela atribui isso ao tempo em que estudou na Brunel University, em Londres, onde diz ter aprendido “como abrir minha mente para visões diferentes”.
A declarada inimiga do termo “woke” tem novos projetos em vista, como a série Boiling Point, sequência do filme de mesmo nome que estreia em 1o de outubro na BBC One.