A atriz Sasheer Zamata confirmou que aparecerá na próxima série da Marvel para o Disney+, Agatha: Coven of Chaos, como uma versão de troca de raça da poderosa feiticeira Jennifer Kale.
Conhecida principalmente por seu tempo como integrante do elenco do Saturday Night Live e por sua interpretação de Ayana na série Woke, do Hulu, Zamata forneceu essa visão sobre sua estréia na Marvel durante uma entrevista dada à Mashable, em promoção de seu próximo especial de comédia, The First Woman.
Detalhando para a repórter Karama Horne como The First Woman se concentra nos tópicos de “saúde e mulheridade e meu ser pessoal”, a atriz eventualmente observou que uma de suas principais influências na produção de seu especial foi o livro Witches, Sluts and Feminists: Conjuring the Sex Positive.
“[O livro] fala sobre sexualidade feminina e a história ao redor dela”, explicou Zamata. “Os corpos das mulheres foram demonizados por tanto tempo, e isso ainda está acontecendo.”
“No final das contas, uma bruxa é uma mulher independente”, ela adicionou. “É uma mulher que é uma livre pensadora, no controle de sua mulheridade, corpo e vida. Eu não acho que isso seja uma coisa ruim.”
Foi à luz dessa nova “bruxaria”, disse a atriz, que ela se sentiu particularmente animada para se juntar a uma produção televisiva tão mágica quanto Agatha: Coven of Chaos.
“Eu já havia escrito material para [The First Woman] antes de passar pelo processo de audição”, disse Zamata a Horne. “Pareceu mágico que eu consegui estar em um show sobre bruxas. Eu falo tanto sobre isso no meu especial.”
Para esse fim, a atriz então confirmou publicamente pela primeira vez que interpretaria uma versão com troca de raça da mencionada Jennifer Kale.
“Eu definitivamente fiz o máximo de pesquisa em quadrinhos que pude”, Zamata finalmente provocou, “mas o jeito que formulamos essa personagem é muito diferente do que eu acho que as pessoas esperam.”
A reencarnação da antiga feiticeira atlante Zhered-Na, Kale fez sua primeira aparição na edição de número 11 da série de terror da Marvel Fear, sua personagem introduzida como a jovem neta, obcecada pelo ocultismo, do ex-líder do Culto de Zhered-Na, Joshua Kale.
Certo dia, roubando um livro de magia da prateleira de seu avô, Kale inicia sua vida como praticante das artes místicas tentando invocar e subsequentemente controlar o demônio conhecido como Thog, o Nether-Spawn. No entanto, quando seus planos previsivelmente dão errado, ela é salva apenas pela intervenção do Man-Thing, com quem Kale logo descobre que compartilha um misterioso vínculo psíquico.
À luz de sua conexão, o par passaria os próximos anos se aventurando junto. Suas viagens os encontrariam envolvidos em crises existenciais como o retorno de Thog e a tentativa de invasão da Terra por uma horda de demônios.
Notavelmente, o heroísmo de Kale em impedir o último evento renderia a atenção do antigo mago Dakimh, que então levou a jovem sob sua tutela mágica.
A partir daí, Kale iria saltando pelo Universo Marvel 616, sua aparição se tornando um elemento básico sempre que algo relacionado ao oculto aparecia.
Nos próximos anos, a feiticeira seria recrutada para a equipe paranatural de curta duração Legion of Night, entraria em um relacionamento condenado ao fracasso com o Ghost Rider conhecido como Johnny Blaze e até ofereceria sua assistência ao X-Force para derrubar a súcubo Pandemônia.
Infelizmente, sua vida só despencaria a partir daí, pois logo após ajudar seus novos aliados mutantes, Kale se veria recrutada para a equipe apropriadamente chamada de Bruxas, a fim de acabar com a ameaça do Culto de Zhered-Na de uma vez por todas.
Ainda que ela tenha sido bem sucedida, a batalha final da equipe a deixaria devastada, pois descobriria que seu oponente agora morto não era outro senão seu irmão Andrew, que havia sido possuído por um dos cães demoníacos de vigilância do culto.
Se encontrando com o coração partido e exausta por essa revelação, Kale então deixaria sua vida mística para trás em favor de algo mais ‘super-heroico’ e se juntaria à filial da Flórida da Iniciativa dos 50 Estados dos Vingadores, o Comando.
Mas em uma reviravolta cruel do destino, uma de suas primeiras missões a encontraria não apenas investigando as paragens de seu amigo de longa data, o Man-Thing, mas também sendo arrastada para os eventos extra dimensionais e mágicos de Marvel Zumbis 3.
Embora ela tenha sobrevivido a sua primeira incursão no universo residente de mortos-vivos da editora, Kale se veria atraída de volta à onda zumbi quando é descoberto que a cabeça do Deadpool Zumbi havia se soltado no 616.
Se unindo a uma nova encarnação dos Midnight Sons e fazendo um acordo sombrio com Dormammu em troca de mais poder, Kale finalmente consegue tampar novamente o pote infeccioso, trancando o vírus dentro do já morto corpo de Simon Garth, o Zumbi.
No entanto, as coisas nunca melhorariam realmente para Kale, pois depois de ser libertada de seu pacto com Dormmamu graças à ajuda de Damion Hellstrom, a feiticeira é brutalmente assassinada por uma Victoria Hand possuída por Daniel Drumm como parte dos planos de vingança do vilão fantasma contra seu irmão praticante de magia.
Usando magias do mal para trazer a si mesma de volta dos mortos, Kale desde então retornou a atuar como uma ‘luz na escuridão’ entre os místicos do 616 e ajudando o Man-Thing em suas várias aventuras, mais recentemente ajudando-o a se vingar do demônio responsável por sua condição, Belasco.
No entanto, através de todas essas reviravoltas, idas e vindas, e tribulações, Kale nunca foi retratada como nada além de uma mulher branca loira.
Como tal, o escalação de Zamata como a feiticeira marca mais uma troca de etnia para o MCU.
A confirmação do papel de Zamata como Jennifer Kale também dá credibilidade a um rumor anterior sobre o futuro da Marvel.
De acordo com o scooper Mikey Sutton, da Geekosity, em 2020, não apenas o próximo reboot de Blade irá introduzir aos espectadores a encarnação de Johnny Blaze do Ghost Rider, mas também que “os Midnight Sons estão sendo posicionados para se formar em Blade 2”.
Segundo o renomado scooper, a formação da equipe no MCU consistirá de Blade, Ghost Rider, Jennifer Kale, Man-Thing, Werewolf by Night e Nadeen “Glyph” Hassan.
Além disso, é possível que a Kale de Zamata também sirva como a próxima via de representação LGBT para a Marvel, pois a heroína foi confirmada como bissexual tanto em Witches Vol. 1 #2 de 2004 quanto no Official Handbook of the Marvel Universe: Mystic Arcana – The Marvel Book of Magic de 2007.
Até o momento, Agatha: Coven of Chaos, com seus nove episódios, ainda não recebeu uma data oficial de lançamento, mas está a caminho do Disney+ em algum momento de 2023.