Se Liga Nerd

Advogado de quadrinista processa Warner por plágio em “O Batman” e caso vai a julgamento

O desenhista Chris Wozniak entrará com um processo contra a Warner Bros. e a DC Comics, alegando que seu roteiro não publicado para o Batman foi plagiado no filme “O Batman” de 2022. Ele anunciou no Twitter que o caso irá a julgamento, acreditando ter boas chances de vitória.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em uma série de posts, Wozniak disse estar cansado das ameaças dos advogados da Warner, afirmando que eles não têm base legal. Ele teria enviado o roteiro ao produtor do filme, Michael Uslan, em 2008, que o teria repassado a Matt Reeves para reescrever.

Roteirista alega semelhanças gritantes entre seu texto e o filme

Wozniak argumenta que existem semelhanças gritantes entre seu roteiro não publicado e o filme estrelado por Robert Pattinson. Ele vem tentando provar isso há um ano por meio de vídeos no YouTube e postagens nas redes sociais.

Veteranos dos quadrinhos como Chuck Dixon apoiam Wozniak, acreditando que ele não só tem um caso, mas será beneficiado pelas atuais crises da Warner. “Eles realmente não entendem. Vão aprender da pior maneira”, disse Wozniak.

Warner nega as acusações e ameaça processo

A Warner Bros. negou veementemente as acusações, ameaçando Wozniak de processo por difamação. Contudo, os fãs apontam que se a história fosse totalmente infundada, a Warner não precisaria ameaçar o autor ou tentar registrar os direitos autorais.

“Não faria sentido a Warner querer ser dona da minha história se nunca a usou”, argumentou Wozniak. Ele ofereceu um acordo, mas a Warner parece determinada a levar o caso à Justiça.

Indústria cinematográfica enfrenta crises
O julgamento ocorre em meio a graves crises na indústria cinematográfica, com greves de sindicatos e outros processos contra os grandes estúdios. Wozniak e seus apoiadores acreditam que o timing beneficia suas chances de vitória contra o estúdio.

Resta aguardar a decisão judicial, que pode estabelecer um importante precedente sobre plágio e direitos autorais no cinema. De qualquer forma, trata-se de mais um problema para a Warner Bros., dona também da DC Comics, em meio a seguidas polêmicas.

Sair da versão mobile