Alec Baldwin é formalmente indiciado por homicídio culposo no caso Rust

Compartilhe:

O renomado ator Alec Baldwin foi formalmente indiciado nesta quinta-feira (19) pelo promotor distrital de Santa Fé, Novo México, por homicídio culposo pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins durante as filmagens do faroeste Rust em outubro de 2021.

Baldwin agora pode pegar até 18 meses de prisão caso seja considerado culpado pelo júri. Ele já havia sido indiciado anteriormente em janeiro de 2023 pelos mesmos motivos, mas as acusações foram retiradas após três meses por promotores que reassumiram o comando da investigação criminal.

Laudos periciais: arma só poderia disparar se gatilho fosse puxado

De acordo com o extenso relatório da nova perícia realizada, a arma utilizada pelo ator no set de filmagens do western, uma Colt .45 que deveria estar descarregada, só poderia efetivamente disparar se o gatilho fosse puxado intencionalmente para trás.

“Este trágico incidente que resultou na morte da Sra. Hutchins foi consequência do martelo da arma ter sido manualmente armado e depois, em algum momento, do puxão ou pressão da parte traseira do gatilho” , diz trecho do documento.

Embora Alec Baldwin repetidamente tenha negado nos últimos anos que puxou o gatilho em qualquer momento, os rigorosos testes balísticos encomendados pelos promotores indicam exatamente o oposto.

Agora, além de Baldwin, outro ponto fundamental das investigações é descobrir exatamente como munição real foi parar nas dependências do set de filmagens de Rust, resultado em uma falha grave dos protocolos de segurança.

Filmagens polêmicas são finalizadas e viúva de diretora se torna produtora

Após a trágica morte acidental de Halyna Hutchins pelo disparo, as filmagens de Rust foram abruptamente interrompidas, gerando uma série de processos judiciais movidos pela família da vítima e membros da produção.

Porém, no segundo semestre do ano passado, o viúvo da diretora de fotografia, Matthew Hutchins, decidiu desistir da ação judicial contra os produtores do western e pasmem: tornou-se um dos produtores executivos do filme.

Com isso, as gravações puderam ser retomadas e finalizadas ao longo de 2022, embora Rust ainda não tenha recebido uma data concreta de lançamento nos cinemas devido às complicações e implicações legais envolvendo seu protagonista Baldwin e outros membros da equipe de produção.

De toda forma, o recente indiciamento do renomado astro de Hollywood promete trazer novos desdobramentos judiciais para esse caso que comoveu o meio cinematográfico norte-americano e trouxe à tona a necessidade de reforçar os rígidos protocolos de segurança com armas cenográficas nos sets de filmagem.

Enquanto seu futuro na indústria do entretenimento segue incerto, Alec Baldwin agora terá que se defender das graves acusações em um tribunal.

Morte em set pode render acusações criminais contra Alec Baldwin

Publicidade
Publicidade