Análise de IA: Controvérsia em torno de “Assassin’s Creed Shadows: Yasuke” é “menos tóxica que a média da indústria”

Compartilhe:

**Assassin’s Creed Shadows: Críticas menos tóxico que o normal, apesar de comentários negativos**

Um novo relatório contesta a alegação frequente de que as críticas ao jogo são motivadas por racismo e revela que as conversas negativas em torno de Assassin’s Creed Shadows são “menos tóxicas” do que a média dos discursos sobre videogames.

**Metodologia e Resultados**

O relatório foi elaborado pela PlayerXP, empresa de análise centrada em videogames, usando sua IA exclusiva. A tecnologia “aproveita o poder da Aprendizagem de Máquina para monitorar e analisar os comentários dos jogadores de toda a internet”, fornecendo “análise precisa de sentimentos para que estúdios e editoras tomem decisões informadas com base no feedback dos jogadores”. Os resultados são apresentados em uma escala de -99 (Muito Negativo) a 99 (Muito Positivo).

A IA analisou 129.633 interações entre 15 de maio (dia do anúncio oficial do jogo) e 23 de julho no YouTube, Twitter, Facebook e TikTok. A empresa descobriu que, no geral, os jogadores ficaram desapontados com a oferta da Ubisoft.

“O YouTube, Twitter e Facebook mostraram sentimentos amplamente negativos”, explicou a PlayerXP. “O TikTok, por outro lado, reflete um sentimento geral positivo.”

**Principais Pontos de Discussão**

A empresa destacou que “os tópicos de discussão mais populares estão relacionados ao cenário histórico do jogo, à Ubisoft, editora do jogo, e à cultura japonesa retratada no jogo”.

“Todos eles têm um sentimento negativo significativo, sendo o elemento histórico o mais negativo”, detalharam. “Isso foi motivado por jogadores expressando preocupações sobre a precisão histórica e a representação cultural.

**Yasuke e a Precisão Histórica**

A PlayerXP também ofereceu uma análise específica das conversas sobre a versão altamente fictícia de Yasuke em Assassin’s Creed Shadows.

“O debate em torno do personagem Yasuke e discussões semelhantes destacam as preocupações mais amplas sobre a precisão histórica do jogo”, disse a empresa. “Dado que Assassin’s Creed Shadows é baseado em ficção histórica, desvios de fatos históricos são esperados. No entanto, isso também significa que não devemos antecipar reações universalmente positivas da comunidade sobre esses tópicos.”

**Monetização vs. Experiência do Jogador**

Além da questão racial, a PlayerXP descobriu que o elemento de Assassin’s Creed Shadows que mais provocou indignação dos jogadores não foi Yasuke ou a adulteração da história, mas “a percepção de que a Ubisoft prioriza estratégias de monetização ao invés da experiência do jogador”.

“O feedback negativo consistente sobre as estratégias de monetização sugere que os jogadores se sentem ignorados, afetando sua confiança geral na Ubisoft”, acrescentaram.

**Limitações do Estudo**

Apesar de reveladores, os resultados do relatório não são abrangentes. A análise da IA se limitou a comentários escritos, o tamanho da amostra é relativamente pequeno e o processo exato e a metodologia usados pela IA são mantidos em sigilo.

No entanto, apesar dessas falhas, o relatório geral da PlayerXP sugere que as críticas a Assassin’s Creed Shadows estão mais relacionadas à frustração dos jogadores com as práticas predatórias das grandes editoras do que com racismo.

Assassin’s Creed Shadows tem lançamento previsto para 12 de novembro.

Publicidade
Publicidade