Enquanto Ubisoft e “mídia especializada” fazem alardes, especialista mostra os reais números de vendas.
Por Gui Santos
O recém-lançado Assassin’s Creed Shadows está dando o que falar no mundo dos games, boa parte pelos motivos errados.
Em meio à isso, a Ubisoft divulgou que o novo capítulo da franquia Assassin’s Creed conseguiu a marca de 2 milhões de jogadores em 2 dias.
A Ubisoft também compartilhou sua felicidade pelo aparente “entusiasmo e apoio” dos jogadores ao redor do mundo.
Sem contar que a “mídia especializada” tem divulgado dados sem qualquer embasamento, como que o jogo foi o “segundo maior lançamento da franquia”.
Mas parece que todo esse alarde da Ubisoft e da mídia gamer pode estar caíndo por terra.
Os números que realmente importam
Rhys Elliott é um analista experiente da MIDiA Research, que trabalhou anteriormente como analista do mercado de jogos na Newzoo e na Nielsen.
Rhys compartilhou algo que a Ubisoft não o fez até agora e os jogadores queriam saber, o número de vendas de Assassin’s Creed Shadows na semana de lançamento.
O analista compartilhou os dados no Linkedin e no X.
Assassin's Creed Shadows sold a million copies across PS5 and Steam as of Saturday.
This is okay but not the silver bullet Ubisoft needs.
The Steam version is selling slower than I'd have thought too. The game is damn GREAT, so I hope sales pick up soon. pic.twitter.com/5S3UPPpk7w
— Rhys Elliott (@superhys) March 24, 2025
“Os primeiros números infelizmente NÃO refletem o sucesso estrondoso que a Ubisoft realmente precisa”, disse Rhys Elliot.
Ele explicou que o anúncio da Ubisoft de 2 milhões de jogadores “é uma comparação RUIM” e “está ofuscando as coisas”.
Rhys também disse que a Ubisoft não está levando em conta o compartilhamento de jogos no PS5.
“A assinatura multijogos da Ubisoft (Ubisoft+) não existia em 2018. Por US$ 18 por mês, o Ubisoft+ agora permite que os assinantes joguem novos jogos da Ubisoft, incluindo Assassin’s Creed Shadows, no PC e no Xbox no lançamento”, acrescentou Rhys.
Rhys então compartilhou a imagem com os dados da Alinea Analytics de que Assassin’s Creed Shadows vendeu 1 milhão de cópias de 20 a 22 de Março.
Detalhe, os dados mostram as vendas no PS5 e no PC (Steam), não incluindo as vendas no Xbox e no Luna.
Rhys observou que as vendas no Xbox e no Luna foram baixas porque no Xbox está disponível pelo Ubisoft+ e pelo XCloud e o Luna por não ser popular.
O analista também deixou claro que o jogo “quase certamente ainda não atingiu o ponto de equilíbrio” e observa que “o desempenho de Shadows na loja da Valve tem sido decepcionante até agora”.
Ele também conclui: “Estes números não são a ‘solução mágica’. Acredito que os tempos que virão serão desafiadores para a Ubisoft”.
A questão do ponto de equilíbrio lembra a declaração do produtor executivo da franquia Assassin’s Creed, Marc-Alexis Côté.
“Então, o que vou dizer se aplica principalmente a jogos premium, jogos AAA mais tradicionais. Você tem 10 jogos em qualquer ano que venderão cerca de 8 a 12 milhões de cópias.”
Comparando com outros títulos da franquia
Rhys Elliot também pontuou que este número de cerca de 1 milhão de cópias vendidas pode ter aumentado de forma pouco significativa nos dias seguintes.
Com isso, podemos dizer que Assassin’s Creed Shadows vendeu 1,4 milhão de cópias em sua semana de lançamento.
Se compararmos com as vendas no mesmo período de outros títulos da franquia, mostra que AC Shadows não está engrenando tanto quanto a Ubisoft queria.
Com o número de 1,4 milhão de cópias vendidas em uma semana, Shadows conseguiu vendas um pouco maiores que o PRIMEIRO Assassin’s Creed, 1,24 milhão de cópias e de Brotherhood, 990 mil cópias.
E está com o mesmo número de vendas na semana de lançamento de Assassin’s Creed Odyssey, 1,4 milhão. Porém, ainda um pouco atrás de AC Origins, 1,51 milhão de cópias.
Porém indo para outros títulos da franquia, a diferença já fica até gritante.
- Assassin’s Creed III – 3.52 milhões de cópias na primeira semana.
- Assassin’s Creed II – 3.27 milhões de cópias na primeira semana.
- Assassin’s Creed IV: Black Flag – 2.36 milhões de cópias na primeira semana.
- Assassin’s Creed: Revelations – 2.22 milhões de cópias na primeira semana.
- Assassin’s Creed Unity – 1.97 milhões de cópias na primeira semana.
Ou seja, AC Shadows está com número de vendas iniciais menor que CINCO títulos anteriores da franquia, alguns deles títulos antigos já.
Isso mostra que a Ubisoft e a grande mídia estão sim fazendo um grande alarde e tem um motivo. As vendas estão bem aquém do que a empresa francesa queria.
Agora nos resta aguardar pra ver o tamanho do rombo que o polêmico novo capítulo da franquia vai causar à Ubisoft.
Assassin’s Creed Shadows Review: Prós e contras em meio às polêmicas