Ator de GTA 5 critica uso “lixo” de chatbot de IA com sua voz

Compartilhe:

Ator de GTA 5 protesta contra uso não autorizado de voz por IA

Ned Luke, ator que interpreta Michael De Santa em GTA 5, criticou a empresa WAME pelo uso não licenciado de sua voz em um chatbot de IA do personagem Michael, dizendo que “não tem nada de legal em roubar as pessoas”. Desde que Luke protestou contra o chatbot, parece que a WAME deletou todos os tweets relevantes e o próprio chatbot da internet.

Isso ocorre após a Rockstar Games, criadora de GTA 5, derrubar um mod de IA para o jogo no ano passado. O mod de IA de GTA 5 permitia que você conversasse com NPCs com sua voz real, antes da controladora da Rockstar, a Take-Two, emitir uma retirada DMCA do mod e de um vídeo que o mostrava no jogo sandbox.

Luke questiona uso não autorizado de voz por WAME

Agora, Luke está levantando preocupações sobre como a empresa de IA WAME usou sua voz para fazer um chatbot de Michael de GTA 5, aparentemente sem sua permissão ou da Rockstar.

“Isso é uma p*** besteira, WAME”, escreveu Luke no Twitter. “Absolutamente nada legal em roubar as pessoas com alguma estimativa idiota de computador da minha voz. Não percam seu tempo com esse lixo”.

Luke então marcou a Rockstar Games e o sindicato SAG-AFTRA, aparentemente em um esforço para chamar a atenção deles para o uso de sua voz e do personagem de GTA. Em um tweet anterior sobre o chatbot de Michael de Santa da IA, agora excluído, a WAME o chamou erroneamente de “o protagonista do GTA 4”.

Uso de vozes em IA gera polêmica

Essa conversa sobre usar atores de voz e transformá-los em IA sem consentimento ocorre após um clamor de atores de videogame após seu sindicato SAG-AFTRA anunciar um acordo para que vozes de IA fossem usadas por desenvolvedores. Muitos atores de videogame alegam que nem mesmo foram consultados sobre o acordo.

Em resposta, a SAG-AFTRA disse que o acordo “garante a aplicação ética dessas tecnologias de uma maneira que garanta que o uso das vozes dos membros ocorra apenas com consentimento informado”.

Eu entrei em contato com a WAME e a Rockstar Games sobre o uso da voz de Luke para um chatbot de IA e atualizarei este artigo se receber uma resposta. Até o momento, ned Luke tampouco a Rockstar Games comentaram sobre o caso.

Mod de IA em GTA 5 foi derrubado em 2022

O caso atual relembra episódio semelhante ocorrido no ano passado, quando a Rockstar Games derrubou um mod de IA para GTA 5 que permitia conversar com NPCs utilizando a própria voz real. O mod e um vídeo que o exibia dentro do jogo sandbox foram retirados do ar por meio de uma solicitação DMCA pela controladora da desenvolvedora, a Take-Two.

Esse uso de vozes de atores para fins de inteligência artificial sem o devido consentimento e compensação financeira é uma questão delicada que tem gerado muita discussão entre sindicatos e dubladores.

Apesar de tudo, algumas empresas que trabalham com esse tipo de tecnologia, como a Replica Studios, dizem ter compromisso com a aplicação ética da inteligência artificial e que garantem o uso de vozes de atores apenas mediante autorização explícita.

Dúvidas seguem com avanço da IA

Ainda assim, muitas dúvidas e incertezas permeiam esse território com o avanço da inteligência artificial em áreas como jogos, filmes e entretenimento digital, o que deve render novos embates e discussões nos próximos anos para garantir direitos de imagem e compensações apropriadas.

 

Google lança o Chatbot Bard, a nova revolução em Inteligência Artificial para o Brasil e Europa!

Publicidade
Publicidade