A espera por imagens do terceiro filme da saga Avatar chegou ao fim. “Avatar: Fogo e Cinzas”, o novo capítulo da épica franquia de James Cameron, teve seu primeiro trailer exibido durante a CinemaCon 2025, o encontro anual de proprietários de cinemas em Las Vegas.
Os participantes receberam óculos 3D para assistir ao trailer, que ainda não foi divulgado para o público em geral. As deslumbrantes imagens começam em Pandora e apresentam duas novas tribos Na’vi — os Comerciantes do Vento, que voam pelos céus usando o que parecem ser balões de ar quente altamente estilizados, e seus adversários, o Povo do Fogo, que chegam montando criaturas voadoras Ikran. Uma batalha aérea se inicia, com um Na’vi sendo atingido por uma flecha em chamas e morto.
“Não podemos viver assim, baby”, diz Jake Sully à sua amada Neytiri em um dos momentos do trailer. “Não podemos viver com esse ódio.”
CONTINUAÇÃO DIRETA DE “O CAMINHO DA ÁGUA”
“Avatar: Fogo e Cinzas” continua momentos após os eventos de “O Caminho da Água”, retratando o conflito entre os humanoides de pele azul conhecidos como Na’vi contra a vilã da (RDA). Após a morte do filho de Jake Sully, Neteyam, ele e sua família buscam refúgio com o clã aquático chamado Metkayina e continuam a luta contra a RDA, além do novo inimigo relacionado ao fogo. Sua batalha os leva através de diversos tipos de terreno, desde o oceano e os céus até florestas e montanhas.
Zoe Saldaña subiu ao palco da CinemaCon para introduzir as imagens inéditas e contextualizar o terceiro capítulo: “Os Comerciantes do Vento são um clã pacífico e nômade que viaja pelo ar, e o Povo das Cinzas são antigos Na’vi que renunciaram a Eywa”, uma divindade em Pandora. Em um momento do trailer, a líder feminina do clã das Cinzas diz a Neytiri: “Sua deusa não tem lugar aqui.”
MENSAGEM DE CAMERON AOS EXIBIDORES
James Cameron não esteve presente fisicamente (ele está finalizando “Avatar 3”), mas apareceu em um vídeo pré-gravado para falar aos exibidores sobre a continuação. “A família Sully realmente passa por maus bocados neste filme, enquanto enfrentam não apenas os invasores humanos”, provocou, “mas novos adversários, o Povo das Cinzas.”
Cameron se desculpou por não conseguir ir a Las Vegas para a CinemaCon, mas os exibidores presentes provavelmente ficaram satisfeitos com sua justificativa: “Sinto muito por não poder estar aí, mas estou na Nova Zelândia, finalizando ‘Avatar: Fogo e Cinzas’, o que acho que todos podemos concordar que é um bom uso do meu tempo, considerando que este filme está vindo em nossa direção como um trem de carga em 19 de dezembro.”
O diretor também mencionou suas esperanças de que o filme dê um impulso aos proprietários de cinemas: “Espero que este filme possa fornecer uma injeção de ânimo para os proprietários de cinemas, já que ainda estamos lutando após o golpe duplo da pandemia e do streaming.”
FUTURO DA FRANQUIA
A franquia Avatar se tornou uma espécie de santo graal para os exibidores e praticamente a única propriedade que poderia inspirar os operadores de cinema a equipar seus estabelecimentos com a melhor tecnologia possível para exibir as épicas produções de Cameron.
Afinal, “Avatar” (2009) e sua continuação muito adiada “Avatar: O Caminho da Água” (2022) arrecadaram mais de US$ 2 bilhões cada um globalmente e estão entre os maiores sucessos da história do cinema. Se “Fogo e Cinzas” seguir um caminho semelhante nas bilheterias, “Avatar” será a única franquia cinematográfica na história com três filmes a superar os US$ 2 bilhões.
“Avatar: Fogo e Cinzas” chegará aos cinemas em 19 de dezembro de 2025. Enquanto isso, “Avatar 4” está programado para 21 de dezembro de 2029 e “Avatar 5” está previsto para 19 de dezembro de 2031.
Próximos filmes de “Avatar” mergulharão na sociedade Na’vi diversificada