Recentemente, a Netflix soltou um trailer de sua nova série chamada Avatar – O último mestre do ar. Essa série é inspirada no desenho de mesmo nome criado por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko, desenvolvido e transmitido pela Nickelodeon.
Antes de falar propriamente do trailer é necessário comentar sobre a serie animada afinal, não são todas as pessoas que conhecem essa grande obra a qual, sou um grande fã. Um adendo aqui é que este universo trata de diversos temas aos quais nós vivemos e presenciamos em nossas vidas. É uma serie que fala sobre perdão, orgulho, cruzes na vida, revolução (“Criar um mundo melhor!”), escravidão, ditadura, preconceito e etc.
A história se passa num tempo onde a subsistência é a principal forma de sobrevivência. As pessoas para poder viver, tem que trabalhar em campos de colheita, minas, indo até locais selvagens para caçar como também existe a presença de grandes maquinarios de ferro. E é um mundo onde se existem quatro “povos” apenas e cada um desses “povos” estão ligados a um dos quatro elementos da natureza (fogo, água, terra e ar). No mapa abaixo, é possivel localizar os locais onde os quatro povos residem (Vermelho – Nação do fogo, Amarelo – Reino da terra, Azul claro – Tribo da água e de Branco – Templos do ar).
Em relação ao fogo, nós temos a nação do fogo a qual é comandada por senhores (o chefe/comandante/imperador/monarca é chamado de Senhor do Fogo) e ele é responsável por cuidar da nação e de seu povo o qual pode ser dominador/dobrador desse elemento. Eles são bem destemidos e temidos por muitas pessoas (assistindo o desenho e até lendo meu texto, os leitores vão ter uma noção melhor disso).
Disclaimer: Cada “povo” tem essa ligação com um elemento, pois existe uma boa parte de seus membros tem a habilidade de dobrar/dominar o elemento. O que isso significa? As pessoas tem a possibilidade de usar esse elemento como bem entenderem. Por exemplo, se eu sou um dominador de água, eu consigo estender roupas molhadas num varal e ao invés de deixa-las secando, eu atraves da minha dominação, consigo retirar a água das roupas sem precisar toca-las.
O elemento terra está ligado ao reino da Terra e por se tratar de uma monarquia, eles tem um rei. E esse rei tem como alcunha o Rei da terra. A água como o ar, diferentemente do fogo e da terra, é mais ramificada porquê ao invés de termos apenas um local que represente o elemento, nós temos duas localidades chamadas de Tribos. Existem a Tribo da água do sul e a Tribo da água do Norte. Por mais q ambas sejam tribos e tem suas semelhanças, elas divergem uma da outra por diversos aspectos (não vou citar muitos porquê isso é um tema abordado na serie), mas um que chama muito à atenção é a questão econômica. Tanto o reino da terra quando as Tribos da água tem um povo forte e guerreiro que luta com todas as forças para poder sobreviver e proteger suas famílias (um adendo é que a família é um aspecto muito importante em Avatar, esse aspecto está presente em toda obra e é tudo de uma forma muito bem feita e escrita)
Disclaimer: Por serem povos diferentes, eles se organizam de formas diferentes. Então, eles tem sua propria moeda, seus próprios costumes e tudo mais. Não existe aqui um governo mundial ou algo que “cuide” do mundo, exceto por uma coisa que comentarei mais tarde.
E por último, mas não menos importante, nós temos os templos do ar (presentes no leste, oeste e sul do mundo de Avatar) onde vivem os monges do Ar. Esses monges, como o proprio nome diz, vivem separados das ourras nações tendo uma vida mais contemplativa. Mas não é por isso que são um povo chato, eles são muito bem humorados e divertidos.
Após essa breve descrição de cada um dos povos (quero falar o mínimo possível para não estragar a experiência de quem vai assistir/re-assistir a série animada), podemos começar a falar da história desse universo. É a seguinte: Todos esses povos viviam em paz até que chegou um dia que a nação do fogo resolveu atacar os demais e ai, deu origem a uma guerra entre os povos e essa guerra perdura a mais de 100 anos. Tirando os monges do ar que ficavam na deles, a guerra se deu da seguinte forma nação do fogo contra o Reino da terra e as Tribos da água.
Agora é que vamos entender o que é o avatar e qual a sua importância. O avatar nada mais é do que a ponte entre o mundo dos vivos e dos espiritos (a metafisica é frequentemente muito retratada na serie) e ai, ele é capaz de dominar os quatro elementos e assim se tornar aquele que vai proteger e guiar a todas as nações. Ele é como se fosse um grande protetor da Terra. Não acho que dê para relaciona-lo com um messias porquê ele não tem como objetivo salvar a todos (um adendo é que pra questão especifíca da história, no caso, pra ESSE avatar. Ele teria essa missão, mas pros avatares no geral não).
Quando um avatar morre, ele reencarna em outra pessoa em outro povo. Então, nós temos avatares de todos os povos e eles seguem uma sequência (fogo, ar, água e terra) e essa sequência não tem fim. É uma espécie de loop. Por exemplo: Se o avatar que nasceu como um monge do Ar morre, logo após isso, ele renasce em uma pessoa que faz parte de alguma Tribo da água e se ele vem a morrer, ele renasce no Reino da terra…. São sempre pessoas diferentes umas das outras que conseguem se comunicar com suas vidas passadas.
Com isso, nós somos apresentados a Aang, o avatar que nasceu no templo do ar do sul. Ele é esse monge careca com a seta azul na cabeça que vimos na serie animada quanto nos live actions que ja foram produzidos (o primeiro é um lixo).
Portanto, tanto a serie quanto a animação vão retratar a história dele se descobrindo e se desenvolvendo para se tornar o avatar. É muito interessante ver o desenvolvimento do personagem porquê como visto na imagem é possível perceber que ele é uma criança, um garoto que tem um grande peso nas costas (uma gigantesca cruz a ser carregada) que é de trazer paz a humanidade e também de dominar os quatro elementos (tarefa imprescidivel para ele poder cumprir o primeiro objetivo que citei).
E como usual, o protagonista não consegue fazer tudo sozinho então, ele vai precisar de ajuda. E é então que nós temos a presença de seus grandes amigos chamados Katara e Sokka, dois irmãos nascidos na tribo da água do sul. Katara consegue dominar a água (e inclusive descobrimos que ela é muito especial em relação a essa tribo devido a seu poder) e Sokka o qual é um ser humano normal que não tem poderes, mas que sonha em poder fazer algo para ajudar as pessoas em especial sua família. Devido a guerra, eles moravam juntos a avó na tribo pois seu pai havia ido lutar na guerra. Ambos são personagens excepcionais, especialmente o Sokka (ele também é utilizado como personagem humorístico na série).
Somos apresentados a diversos outros personagens nessa aventura e um dos principais, o qual também já apareceu no trailer da série da Netflix, é o Zukko. Zukko é aquele personagem que tem uma queimadura em um de seus olhos (a maquiagem utilizada para fazer o ator ter uma queimadura no olho parece mais que o ator tomou um soco em seu olho do que qualquer outra coisa, mas vamos deixar isso pra lá…). Zukko é filho do Senhor do fogo e ele está em busca do avatar para resolver uma questão que foi imposta a ele.
Disclaimer: A serie animada contem apenas 61 episódios e esses episódios são divididos em três partes. Essas três partes foram chamadas pelo autor de livros. Então temos o primeiro livro chamado Livro da água e os subsequentes chamados Livro da terra e Livro do fogo. Só por esses nomes, os leitores já devem ter a ideia de que o avatar vai estar aprendendo esses elementos quando eles estiverem assistindo um determinado livro.
Creio ter descrito uma visão bem geral da série animada. Agora os leitores já tem uma ideia melhor sobre ela. Portanto, vamos começar a falar do primeiro teaser da Netflix. No geral, tudo parece estar bem fiel a série animada. As roupas, design, ambientação estão de acordo. O CGI que é muito importante parece estar bom também e espero que assim esteja durante as cenas de luta.
Disclaimer: Avatar é uma animação que tem muitas lutas, onde os personagens utilizam suas habilidades dos jeitos mais variados possíveis. Seja a dominação de um elemento ou usando algum outro artíficio. Ele lembra muito outros animes shounens. É necessário que tenhamos boas lutas na série! Elas tem que ser bem coreografadas!
Relacionado a wokeismos (lacração), é bem provável que se tenha porquê estamos falando de Netflix, porém é bem estranho ver que dois personagens que não são brancos (Katara e o Sokka) na animação e no live action eles serem feitos por atores brancos. Em vista disso, só saberemos se vamos ter aqueles discursos falaciosos e horrorosos assistindo a série (e eu não dúvido que tenham colocado).
No mais, eu acho que consegui fazer o que queria e dar essa visão ampla aos leitores. Caso vocês tenham gostado. Eu, futuramente, consigo escrever mais sobre Avatar porquê eu sei uma “coisinhas aqui e acolá” sobre a série. De todas as séries animadas que ja vi, e eu ja vi muitas, essa é a minha favorita. E eu estava com uma péssima sensação sobre a Netflix fazer adaptações (nós sabemos como saem essas adaptações… E eu não tinha gostado das fotos que tinham sido divulgadas no set), mas ao ver o trailer, isso me deu certa animação para assisti-la.
Agradeço o pessoal do Se Liga Nerd! Por essa oportunidade de escrever esse artigo. Deus o abençõe! Viva Cristo Rei! Salve Maria Santíssima!