Barbienheimer poderiam ganhar 10 prêmios no Oscar 2024

Compartilhe:

Os filmes “Barbie” e “Oppenheimer” são fortes candidatos a indicações e potenciais vitórias na 96a edição do Oscar, apesar de serem produções muito diferentes. A colaboração entre os fãs de Barbie e Oppenheimer elevou ambos os filmes e contribuiu para seu enorme sucesso de bilheteria.

Várias categorias, incluindo Melhor Canção Original, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Ator, e Melhor Roteiro Original têm grande probabilidade de ver indicações para Barbie ou Oppenheimer.

Pode parecer que a febre Barbienheimer acabou agora que a euforia finalmente começa a diminuir meses após o lançamento de Barbie e Oppenheimer, mas ambos os filmes estão atualmente como favoritos para concorrer na 96a edição do Oscar. No momento, várias categorias de prêmios parecem indicações certas para os dois filmes, e as probabilidades são favoráveis para que eles ganhem algumas delas. Barbie e Oppenheimer não poderiam ser mais diferentes, então é surpreendente que eles estejam preparados para competir assim um contra o outro. Se algo parece certo é que a euforia Barbienheimer está preparada para retornar ao Oscar.

Rivalidades da cultura pop tendem a ser amargas e antagônicas: pense em Star Wars vs. Star Trek, Marvel vs. DC e Playstation vs. Xbox. O mais refrescante em Barbienheimer foi a forma como dois fã-clubes díspares se uniram, elevando ambos os filmes no processo. Eles sempre seriam filmes enormamente bem sucedidos, mas a bilheteria absolutamente gigantesca é, em parte, graças aos filmes se impulsionando mutuamente. É uma pena, então, que tudo deva acabar assim, com ambos os filmes forçados a se enfrentar pela estatueta. Essas 10 categorias são os lugares mais prováveis em que eles serão indicados.

10 “Sou Apenas o Ken” de Barbie a Melhor Canção Original

Além do filme, Barbie: The Album é um enorme sucesso por si só, estreando em #2 na Billboard 200, e com a Rolling Stone chamando-o de “um dos melhores álbuns de 2023 até agora”. O álbum trilha sonora é repleto de canções originais, muitas das quais podem ser fortes o suficiente para render ao filme uma indicação a Melhor Canção Original, mas “Sou Apenas o Ken”, a sequência musical performada quando os Kens se preparam para a guerra no final do filme, é um momento universalmente amado e que se destaca. Não só tem grandes chances de ser indicado nessa categoria; atualmente é o favorito para ganhar.

9 Oppenheimer a Melhor Diretor

Dada sua filmografia, é quase difícil compreender como Christopher Nolan ainda não foi indicado a Melhor Diretor no Oscar. Embora seja possível atribuir parte disso a um esnobismo na Academia que às vezes os impede de querer indicar filmes de gênero e blockbusters agradáveis ao público, parece particularmente ultrajante quando você se lembra que tanto Inception quanto Dunkirk foram indicados a Melhor Filme entre outros prêmios. Nolan foi negligenciado repetidamente pelo Oscar durante sua carreira, mas este deve ser o ano para mudar isso. Uma indicação nessa categoria é praticamente garantida, e uma vitória é uma possibilidade muito real.

8 Ryan Gosling de Barbie a Melhor Ator Coadjuvante

Outra indicação quase garantida no momento é Ryan Gosling na categoria Melhor Ator Coadjuvante. Pode parecer improvável pensar em uma performance tão boba sendo reconhecida no Oscar, mas as categorias de Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes são o único lugar em que o Oscar historicamente gosta de mostrar algum amor às comédias. Alguns indicados significativos do passado incluem Robert Downey Jr., que foi indicado por interpretar Kirk Lazarus em Tropic Thunder, Melissa McCarthy, que ganhou por interpretar Megan em Madrinha de Casamento, e Whoopi Goldberg, que ganhou por interpretar Oda Mae Brown em Ghost – Do Outro Lado da Vida. Quando comparada a essas performances, o Ken de Ryan Gosling se encaixa perfeitamente.

7 Oppenheimer a Melhor Fotografia

Quase toda a filmografia de Christopher Nolan tem uma aparência impecável, mas Oppenheimer realmente levou a fotografia de seus filmes a outro nível. Não satisfeito em ser simplesmente visualmente magnífico, Oppenheimer forçou os limites ao filmar inteiramente em IMAX, levando sua película a pesar um espantoso 600 quilos e registrando impressionantes 11 milhas de comprimento. A empolgação em torno de como o público iria ver o filme exibido funcionou maravilhas para levar as pessoas aos cinemas, e com base na reação que a Academia teve com Top Gun: Maverick no ano passado, esse é um aspecto que pesa bastante para eles.

6 Barbie a Melhor Figurino

Fiel à sua forma, essa categoria parece algo tão certo para Barbie que quase parece trapaça. Mais do que qualquer coisa no mundo, Barbie provavelmente é mais conhecida por sua grande variedade de trajes diferentes e extravagantes, e o filme Barbie entregou muitos looks. As Barbies e Kens exibiram inúmeros figurinos e trocas de roupa elaborados durante o filme, com muitos flashes rápidos e sequências tendo pouco propósito além de mostrar novos trajes emocionantes, a maioria baseada em brinquedos reais. Parece quase impossível imaginar Barbie não ser indicado nessa categoria.

5 Oppenheimer a Melhor Trilha Sonora Original

Christopher Nolan é conhecido por colaborar com Hans Zimmer, mas começando com Tenet, ele agora tem um novo colaborador em Ludwig Göransson. Göransson é um compositor fenomenalmente talentoso que teve uma ascensão monumental à fama nos últimos anos. Continuando a estranha tendência de ex-alunos de Community indo trabalhar no MCU, Göransson foi contratado para marcar o filme Pantera Negra depois de trabalhar com Ryan Coogler em Creed: Nascido para Lutar. Pantera Negra lhe rendeu seu primeiro Oscar, e avaliando pelo aplauso quase universal pela trilha sonora de Oppenheimer, seu segundo Oscar parece extremamente provável.

4 Barbie a Melhor Direção de Arte

Assim como com figurino, parece quase fácil demais dizer que Barbie será indicado a Melhor Maquiagem e Cabelo, então e quanto a Direção de Arte? O filme apresenta recriações totalmente realizadas de numerosos conjuntos de brinquedos, incluindo a icônica Casa de Sonhos da Barbie. O filme exigiu tanto disso que a construção de Barbielândia esgotou o suprimento total de tinta rosa da Rosco, causando uma escassez global. É compreensível dado que o filme teve que criar tudo, desde comida de plástico até piscinas de plástico do zero. Mais importante ainda, o filme resultante parece vibrante, inovador, imaginativo e único.

3 Cillian Murphy de Oppenheimer a Melhor Ator

Não apenas a Academia historicamente ama retratos de pessoas reais, mas também sempre parece responder bem quando um ator altera drasticamente seu peso. Cillian Murphy fez exatamente isso para corresponder à aparência do verdadeiro J. Robert Oppenheimer, relatadamente comendo apenas uma amêndoa por dia no auge das filmagens. Há muito mais em seu trabalho do que simples artimanhas. Ele entrega uma performance nuançada durante todo o filme, permitindo-nos uma visão da mente atormentada e, frequentemente, contraditória de Oppenheimer. Dado o talento e popularidade de Cillian Murphy, é fácil esquecer que ele nunca foi indicado ao Oscar antes, mas este deve ser o ano para mudar isso.

2 Barbie a Melhor Roteiro Original

Apesar de Barbie ser o que a Academia tipicamente consideraria um roteiro adaptado (baseado em personagens pré-existentes), foi anunciado que a Warner Bros. pretende inscrever Barbie na categoria de Melhor Roteiro Original. Assumindo que seja permitido, faz perfeito sentido porque a pesada concorrência em roteiro deste ano toda se encaixa na categoria Roteiro Adaptado, onde não apenas Oppenheimer provavelmente competirá, mas também outros filmes que devem se tornar pesos pesados do Oscar: Killers of the Flower Moon e Poor Things. Muita coisa pode (e vai) mudar entre agora e março de 2024, mas no momento, a única grande concorrência de Barbie na categoria Roteiro Original é Past Lives.

1 Ambos a Melhor Filme

É aqui que as coisas realmente vão esquentar. A união amigável entre os fãs de Barbie e Oppenheimer está prestes a chegar ao fim, com ambos os filmes atualmente como favoritos às indicações na cobiçada categoria de Melhor Filme, o que significa que eles estarão competindo diretamente pelo principal prêmio da noite. Nas palavras de Ava Max em Barbie: The Album, chegou a hora de “Escolher seu Lutador”. Tomara que um filme diferente, terceiro, vença, permitindo que a união Barbienheimer permaneça tão positiva quanto tem sido até agora.

A 96a edição do Oscar acontece em 10 de março de 2024.

Oppenheimer: Ascensão da Morte, o destruidor de mundos

Publicidade
Publicidade