**Pinguim vira mulher em nova série do Batman por falta de ‘vilões bons’**
O produtor Bruce Timm revelou que o Pinguim foi transformado em uma mulher na série “Batman: Caped Crusader” porque ele e o produtor executivo James Tucker sentiam que o Batman não tinha “bons vilões”.
Timm, que também é co-criador da série animada “Batman: The Animated Series” e supervisionou o Universo Animado da DC (DCAU), deu essa informação em uma conversa com a National Academy of Television Arts and Sciences (Academia de Televisão).
Quando questionado por Christine Champagne, da Academia, sobre o motivo de ter transformado o Pinguim em uma mulher, Timm disse: “James e eu estávamos conversando sobre a visão geral da série e pensamos: ‘Um dos problemas com o Batman, do jeito que ele é, é a falta de bons vilões. Você tem a Mulher-Gato, a Hera Venenosa e a Arlequina. Mas seria muito bom ter mais vilãs mulheres”. E imediatamente eu disse: ‘Nunca conseguimos descobrir o que fazer com o Pinguim, qual seria o truque dele. E se a gente mudasse o gênero do Pinguim?'”.
Tucker acrescentou: “Quando ele disse ‘Talvez possamos mudar o gênero do Pinguim’, tive um monte de ideias. Pensei em Marlene Dietrich com seu smoking e no musical Cabaret, e comecei a desenhar. Tive uma enxurrada de ideias na hora. Também lembrei um pouco de Harvey Fierstein em Hairspray e Divine. Eu simplesmente soube na hora o que poderia ser”.
“Essa foi a declaração de missão da série em geral”, disse Tucker. “Fazer algo que remetesse ao original, mas mudando. Já vimos versões live-action e animadas do Batman na TV”.
Considerando essa declaração, fica a dúvida se Timm realmente acredita que o Batman não tem bons vilões, já que ele trabalhou na própria franquia.
Dos vilões do Batman, como Bane, Charada, Coringa e até a própria criação de Timm, Arlequina, eles são alguns dos mais reconhecidos e envolventes não só no cânone dos quadrinhos, mas em toda a cultura pop mundial.
No entanto, é possível que Timm tenha se expressado mal e quis dizer que o herói sofre com a falta de boas vilãs mulheres – uma afirmação que, embora ainda seja factualmente absurda devido à existência de outras vilãs de Gotham como Talia al Ghul, Lady Shiva e até a vilã original do B:TAS criada por Timm, Phantasm, faz um pouco mais de sentido do que sua declaração generalizada.
A primeira temporada de “Batman: Caped Crusader” está disponível no Amazon Prime.