Biografia em quadrinhos relembrará vida de J.R.R. Tolkien

Compartilhe:

Foi anunciado o lançamento da graphic novel “Tolkien: Lighting Up The Darkness”, que retratará a vida do célebre escritor J.R.R. Tolkien, criador de O Senhor dos Anéis. A obra promete explorar a juventude e as experiências do autor.

EXPERIÊNCIA NA GUERRA FORJOU IMAGINAÇÃO

De acordo com a editora Ablaze, que publicará a biografia, a graphic novel “explora vividamente a juventude de John Ronald Reuel Tolkien” e sua “experiência traumática nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, que forjou a imaginação de suas obras literárias posteriores”.

A ambição é revelar o contexto que deu origem às magníficas criações épicas e mitológicas de Tolkien décadas depois.

JOVEM ABANDONOU CONFORTO POR AMIGOS

O livro pretende mostrar que Tolkien não nasceu como o velho professor de Oxford. Aos 23 anos, em 1915, ele deixou o conforto para ir à frente de batalha com amigos próximos, “que amava como irmãos”.

Eles lutaram na sangrenta Batalha do Somme, que matou 450 mil pessoas. Esse horror da guerra moldaria suas relações com amizade, amor e criação artística.

BIOGRAFIA COM ARTE E TEXTO EUROPEUS

A graphic novel terá roteiro de Willy Duraffourg e arte de Giancarlo Caracuzzo. O estilo europeu busca passar autenticidade à vida de Tolkien.

Com 112 páginas e capa dura, o livro chega em janeiro de 2024 ao preço de US$ 16,99. Também servirá como material didático sobre a obra de Tolkien.

ADAPTAÇÃO PODE APROXIMAR NOVOS LEITORES

Embora controversa para alguns fãs, a adaptação em quadrinhos pode ajudar a difundir a história de Tolkien para novas gerações.

Já há excelentes biografias sobre o autor, mas nem todos são atraídos por esse formato tradicional. Uma graphic novel pode conquistar leitores que normalmente não leriam sobre a vida do escritor.

DESAFIO É ENCAPSULAR GRANDEZA DA OBRA

O desafio será condensar a obra de toda uma vida em pouco mais de 100 páginas. Tolkien foi um autor extremamente prolífico, com ideias que marcaram época.

Será necessário capturar a essência de sua obra e os principais eventos de sua trajetória, sem simplificar em excesso sua importância literária.

NOVO OLHAR PODE APROXIMAR DO CRIADOR

Por outro lado, um olhar próximo, humanizando o “mito Tolkien”, também permite compreender os contextos sociais, psicológicos e experiências que deram origem a suas criações.

Mostrando suas fraquezas e medos, além da genialidade, uma biografia bem feita permite ao leitor se aproximar do criador por trás dos épicos conhecidos por todos.

Marvel anuncia sequência para polêmica graphic novel do Homem-Aranha

Publicidade
Publicidade