Por Claudio Dirani
Atrasos, brigas, confusão… o fim da linha está perto
Ditados populares às vezes falham, mas quando acertam…Isso vale exatamente para o reboot de Blade. Desde o anúncio do retorno do personagem, a Disney-Marvel já comunicou incontáveis incidentes que provocaram, eventualmente, atraso após atraso na produção da nova versão do caçador de vampiros.
No início de junho, por exemplo, o diretor Yann Demange deixou o projeto, após se desentender com Mahershala Ali, o protagonista que teria a dura missão de substituir Wesley Snipes na aventura. Agora, de uma vez por todas, os estúdios parecem ter decidido cancelar de uma vez por todas a aventura. Ou, pelo menos, o título foi limado por tempo indeterminado do calendário de lançamentos do MCU.
Blade perde lugar para Predador “Lacrate”
Enquanto o quebra-pau corre solto entre os encarregados de transformar em sucesso o novo Blade, o filme perdeu seu lugar na agenda de 2025 (dia 7 de novembro) para Predator: Badlands – o novo capítulo da franquia (ainda sem título nacional) que promete ser tão lacrador quando seu antecessor de 2022, que fez sucesso no streaming (Disney/Star +), mas que exagerou na dose de empoderamento feminino.
Como o Se Liga Nerd já mostrou, Predator: Badlands terá mais uma vez uma protagonista. Trata-se da delicada Elle Fanning, que certamente será uma guerreira das mais poderosas…
Mas voltando a lamentar tudo o que orbita o desastre chamado Blade, embora não tenha sido anunciado oficialmente seu óbito, insiders afirmam que o longa pode desaparecer da linha criativa da Marvel, assim como ocorreu com Inumanos. Anunciado para 2014 pelo CEO Kevin Feige – e depois para 2016 – Inumanos jamais voltou a ser cogitado desde então.
Em meio às turbulências que predominaram na “gestação da criatura”, o Blade original, Wesley Snipes, parecia ter certeza que o futuro da franquia era realmente sombrio. Logo após a troca de diretor pela segunda vez, o ator postou no X uma série de observações regadas à ironia.
“Deus, Deus, Deus…Blade. Ainda estão procurando o molho secreto, como se andassem de trenós no trânsito. Isso é complicado. Os Daywalkers (semi-vampiros) fazem parecer tudo muito fácil, não é mesmo”, comentou.
Para piorar, Wesley Snipes conseguiu a proeza de voltar a ser Blade e quebrar alguns recordes, como convidado especial de Ryan Reynolds em Deadpool & Wolverine. Isto é: o ator e mestre em artes marciais vestiu o uniforme cinco anos após a Marvel anunciar o reboot em 2019.
Wakanda Forever. Blade… never?
A desculpa de que obstáculos insuperáveis podem ter levado ao cancelamento de Blade (ainda que extra-oficial) não tem sido aceita pelos já tarimbados jornalistas e canais especializados. Basta ver o exemplo de Pantera Negra – Wakanda Para Sempre, que precisou quebrar alguns tabus e contornar perdas irreparáveis para ver a luz do dia em 2022.
Mesmo sem Chadwick Boseman, falecido em 2020, Feige e Cia. resolveram o problemão, substituindo o protagonista por sua irmã no universo Marvel, Shuri (Letitia Wright). Claro que muito se perdeu a não colocar um substituto para o Pantera Negra, ao utilizar novos elementos das HQs para improvisar. Ainda assim, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre se transformou em um sucesso de bilheteria indiscutível, contabilizando quase US$ 860 milhões globalmente.
Já Blade e suas incontáveis trocas de roteiristas e diretores – não recebeu a mesma atenção. Há tumores, contudo, que a Marvel possa tentar remediar a confusão que ela própria alimentou, recolocando o personagem em uma série do Disney +. Não há ainda, entretanto, qualquer informação concreta sobre tal possibilidade.
Se você tem Disney +, por sua vez, a boa notícia é que os dois filmes estrelados por Wesley Snipes estão lá para serem revisitados. Boa diversão!