Blizzard Abandona Planos para Modo PvE de “Overwatch 2” Após Fracasso nas Vendas

Compartilhe:

Empresa demite equipe responsável pelo modo cooperativo e foca em experiência competitiva após desempenho decepcionante da sequência

Em uma reviravolta surpreendente, a Blizzard anunciou oficialmente o fim do desenvolvimento do aguardado modo PvE (Player-vs-Everyone) de “Overwatch 2”, que havia sido apresentado como o principal ponto de venda da sequência. Segundo um novo relatório divulgado por Jason Schrier, da Bloomberg, a decisão foi tomada devido ao fracasso do jogo em gerar lucros substanciais, especialmente após o lançamento dos primeiros pacotes de missões pagas, intitulados “Invasion”.

De acordo com pessoas familiarizadas com o negócio, a maioria da equipe responsável pelo modo PvE foi demitida em janeiro de 2024, como parte de uma onda de demissões na Activision Blizzard. Os desenvolvedores de “Overwatch 2” foram informados de que a empresa não planeja concluir nenhum do conteúdo PvE restante, optando por focar na experiência competitiva jogador contra jogador.

A mudança de direção foi confirmada pelo porta-voz da Blizzard, Andrew Reynolds, que admitiu que, desde o ano passado, a empresa começou a “se concentrar na experiência fundamental baseada em equipes, construindo o jogo junto com nossos jogadores e abordando seus feedbacks de forma mais rápida”. Reynolds acrescentou que “decisões como essas são a serviço de nossa comunidade e baseadas em feedback, o que também é bom para nossos negócios e para o futuro do jogo”.

Ironicamente, essa confirmação de cancelamento chega menos de um ano após o diretor do jogo, Aaron Keller, ter assegurado aos jogadores que eles estariam apenas abandonando seu roteiro específico de Missões de Herói, e não a totalidade de seus planos para o PvE. Em maio de 2023, Keller já havia admitido que a equipe não seria capaz de entregar sua “visão original” para o modo cooperativo.

“Conforme nos aproximávamos do lançamento de Overwatch 2, percebemos que não poderíamos construir aquele outro jogo”, explicou Keller à GameSpot. “Não poderíamos guardar todo aquele conteúdo ao longo do que parecia ser pelo menos os próximos anos para terminá-lo, e ao fazer isso, afastando cada vez mais recursos das pessoas que estavam jogando nosso jogo e de todas as pessoas que estariam jogando Overwatch 2.”

Curiosamente, essa notícia também serve como o segundo golpe na mais recente instância do combo favorito da Blizzard: “Fazer uma mudança positiva bombástica no jogo antes de atingir os jogadores com um grande deslize”. Isso porque o anúncio vem apenas alguns dias depois de a empresa revelar que todo o elenco de heróis de “Overwatch 2” seria disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.

Será que a Blizzard conseguirá recuperar a confiança de seus fãs após mais esse tropeço? Ou será que o futuro de “Overwatch 2” está irremediavelmente comprometido? Enquanto a empresa se esforça para encontrar um novo rumo para o outrora popular shooter de heróis, os jogadores se perguntam se a cultura “woke” que tem dominado a indústria dos jogos nos últimos anos não seria a verdadeira responsável por afundar franquias antes bem-sucedidas. Afinal, de que adianta encher o jogo de personagens politicamente corretos se a jogabilidade e o conteúdo deixam a desejar?

Com a promessa do modo PvE agora oficialmente descartada, resta saber se “Overwatch 2” conseguirá se reinventar e reconquistar seu público, ou se será mais uma vítima da crescente onda de fracassos que tem assolado a indústria dos jogos. Só o tempo dirá se a Blizzard aprendeu com seus erros ou se continuará tropeçando na própria lacração.

 

Project L: Novo jogo de luta da Riot Games revela modo cooperativo 2×2

Publicidade
Publicidade