Campanha focada em lacração não salva Besouro Azul de fracasso nos cinemas

Compartilhe:

O filme da DC Comics “Blue Beetle” teve uma estreia muito abaixo do esperado nos cinemas americanos, arrecadando apenas US$ 25,4 milhões em seu primeiro final de semana. O resultado foi o segundo pior de um filme do Universo DC desde “O Homem de Aço” em 2013.

A produção havia sido alvo de uma grande campanha de marketing por parte da Warner Bros destacando a representatividade latina do longa-metragem. O protagonista Xolo Maridueña e o diretor Angel Manuel Soto deram diversas entrevistas enfatizando esse aspecto e a importância de um super-herói latino nos cinemas.

Porém, a estratégia parece não ter surtido o efeito esperado. As projeções iniciais estimavam uma arrecadação entre US$ 28 e 32 milhões na estreia, mais do que o dobro do obtido. O público latino não compareceu em peso para prestigiar a obra.

Analistas do mercado cinematográfico avaliam que focar apenas na representatividade de elenco e personagens não foi o bastante para despertar interesse do grande público pela trama. Faltou divulgação para além do nicho latino e poucos efeitos especiais foram exibidos antes da estreia.

Com a recepção morna, fica difícil agora integrar o Blue Beetle ao novo universo cinematográfico da DC sendo formado por James Gunn. O fracasso mostra que campanhas apenas com foco em pautas identitárias não garantem sucesso comercial.

Resta saber se a Warner irá repensar sua estratégia de marketing para os próximos lançamentos, buscando atrair todos os públicos, e não apenas determinados grupos demográficos. Caso contrário, novos fracassos de bilheteria tenderão a se repetir.

O maior fracasso do McDonald’s na história que até o Simpson homenageou

Publicidade
Publicidade