Em conferência recente, a Capcom declarou oposição ao modding de jogos no PC e afirmou que mods ofensivos à moral e à ordem pública prejudicam a imagem dos produtos.
Contra modificações
Durante conferência para a indústria, a companhia classificou mods não oficiais como trapaças e disse que internamente não há diferença entre modding e cheating em multiplayer.
A Capcom argumenta que a maioria dos mods tem impacto positivo, mas alguns podem causar danos à reputação e gerar custos com atendimento ao consumidor.
Ofensivos à moral
O programador Taro Yahagi afirmou que mods ofensivos à moral e à ordem pública podem manchar a imagem do jogo. Disse também que mods podem ser confundidos com trapaças e causar problemas.
A postura contra modificações feitas por fãs é vista como preocupante por analistas, pois vai de encontro aos interesses dos consumidores.
Futuro incerto
Não estão claros os próximos passos da Capcom, mas a postura explicitamente contrária ao modding surpreendeu pela dureza do posicionamento.
Especialistas veem riscos de medidas que limitem as possibilidades de modificação, vistas como positivas pela comunidade gamer. A declaração pode afetar a imagem da companhia.
Nexus Mods proíbe mods que removam opção de pronomes em Starfield