Capitão América: Ator de “Admirável Mundo Novo” minimiza raça do personagem

Compartilhe:

Capitão América: mudança na abordagem da identidade

 

O protagonista de “Capitão América: Novo Mundo Valente”, Anthony Mackie, fez declarações que sinalizam uma mudança drástica na tradicional mensagem de foco na identidade de raça da Marvel e da Disney.

 

Falando sobre a importância da raça de seu personagem, Mackie afirmou: “Acredito que é tão importante para crianças negras verem um Capitão América negro quanto é para crianças brancas… Cresci e um dos meus super-heróis favoritos era verde… Não se tratava de raça ou algo parecido… Era sobre ele ser um bom sujeito tentando fazer a coisa certa.”

 

Ênfase nos valores universais

 

Ele acrescentou: “É muito importante que crianças de todas as raças possam assistir a algo e ter alguém para admirar, não importa sua aparência, e ver que esse pacote vem com um bom ser humano, em vez do que todos os outros têm percebido sobre eles.”

 

Esses comentários contrastam fortemente com os temas de “Falcão e o Soldado Invernal”, que se apoiava fortemente em políticas de identidade ao centrar grande parte da narrativa na luta de Sam Wilson como um homem negro assumindo o manto do Capitão América.

 

As últimas declarações de Mackie diferem de afirmações anteriores que ele fez antes do lançamento de “Falcão e o Soldado Invernal”.

 

Críticas anteriores ao foco racial

 

Naquela época, ele descreveu suas preocupações sobre assumir o papel do Capitão América, dizendo: “O medo de representar um país que não o representa… Era algo não apenas insondável, mas difícil de superar.” Ele conectou suas experiências pessoais ao personagem, dizendo: “Há limitações que colocamos em nós mesmos por causa do nosso entorno. E, você sabe, eu fiz isso comigo mesmo, e é definitivamente o que Sam Wilson passa.”

 

Essa narrativa anterior enquadrava a jornada de Sam Wilson como enraizada em identidade racial, um tema que acabou alienando o público. Os comentários desta semana, no entanto, sugerem uma abordagem diferente, enfatizando valores universais como integridade e humanidade em detrimento da identidade racial.

 

Publicidade
Publicidade