Clint Eastwood está de volta para se despedir de Hollywood

Clint Eastwood em "Gran Torino"

Compartilhe:

Confira os 5 melhores filmes dirigidos pela lenda Eastwood

Por Claudio Dirani

Quando o assunto é ranking, polêmica é o que não falta. Ainda assim, não é arriscado cravar que Clint Eastwood seria hoje o último sobrevivente dos tempos em que o talento somado à masculinidade ainda era uma virtude em Hollywood – e não um alvo fácil da lacração.

Dito isso, nada mais do que justo exaltar Jurado nº 2 – filme que pode ser o último do lendário diretor/ator de 94 anos, e que tem data de estreia prevista para 1º de novembro.

Com um elenco respeitável – incluindo o “eterno Jack Bauer” Kiefer Sutherland, além de Toni Colette e Zoey Deutch – a trama se passa durante um julgamento, onde um dos jurados irá descobrir que ele pode ter sido o autor do crime, e não quem está sentado no banco dos réus.

Clint Eastwood – os 5 melhores

Qual o seu filme favorito de Clint Eastwood? Não vale só como ator, ok? A lista de produções dirigidas pelo mito é longa e variada. Aqui seguem os preferidos do Se Liga Nerd!

Gran Torino

Começamos com o drama de 2008, com direção (e atuação) brilhante de Clint Eastwood. O roteiro apresenta a história do veterano de guerra Walt Kowalski que acaba construindo uma relação paternal com o jovem imigrante asiático Thao Vang Lor (Ben Vang) depois que o adolescente tenta roubar o seu precioso Ford Gran Torino 1972. A partir do incidente, Kowalski se torna o mentor de Ben, o ajudando a enfrentar uma gangue que ameaça sua família. Divertido, durão e sentimental.

Nota 10

Sully – O Herói do Rio Hudson

Avançamos para 2016, em um longa baseado em fatos. Especificamente, na heroica história ocorrida em janeiro de 2009, quando o piloto Chesley “Sully” Sullenberger (Tom Hanks) consegue salvar a vida de 150 passageiros, ao pousar um Airbus A320 em pleno rio Hudson, em Nova York. O destaque da produção é a forma como Clint Eastwood conta essa história dramática, com ótimo uso de flashbacks.

Nota 9,5

Um Mundo Perfeito

Perfeito casamento entre o diretor Clint Eastwood e o protagonista do drama, Kevin Costner – que em 1993 gozava o auge de sua popularidade. O roteiro de John Lee Hancock traz a perfeita combinação entre road movie e drama, onde é impossível não se envolver no relacionamento entre o fora-da-lei Butch (Costner) e o menino Buzz (T. J. Lowther). Bônus: Clint também brilha como o chefe de polícia Red.

Nota 9

Raposa de Fogo

Para quem ama guerra fria e espionagem, o longa estrelado e dirigido por Clint Eastwood em 1982 é um prato cheio. Na trama, ele é o Major Mitchell Gant, que terá de aprender russo para furtar e controlar – até mentalmente – o poderoso Mig-31 da Força Aérea da U.R.S.S. Além da ótima narrativa, o drama se destaca pelos ótimos efeitos especiais.

Nota 8.5

Os Imperdoáveis

Quando o assunto é western, poucos chegam perto de Clint Eastwood. Em Os Imperdoáveis (1992), não é diferente: aqui temos a lenda como diretor e ator, desta vez, como o fora-da-lei William Munny em sua última missão. Destaque para o elenco estrelado que garantiu 2 Oscar para o longa – incluindo Melhor Ator Coadjuvante para Gene Hackman.

Nota 7,5

Publicidade
Publicidade