COI planeja realizar Olimpíadas de eSports no futuro

Compartilhe:

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou seus planos de estudar a criação de Olimpíadas de eSports no futuro. A intenção foi revelada pelo presidente Thomas Bach durante sessão da entidade realizada em Bombai, na Índia.

“Para competir com sucesso nessa corrida, eu pedi para nossa nova Comissão de eSports estudar a realização dos Jogos Olímpicos de eSports”, declarou Bach.

De acordo com o COI, o objetivo é ganhar respeito da comunidade de eSports e, parallelamente, avaliar a viabilidade de incluir jogos existentes ou versões modificadas que estejam alinhadas com valores olímpicos. Isso impediria títulos de tiro em primeira pessoa, por exemplo.

Em 2018, o COI realizou um fórum sobre o assunto. Em 2021, fez um evento piloto virtual. Em 2022, Singapura sediou a Olympic Esports Week, considerada a primeira iniciativa conjunta bem-sucedida entre os dois universos.

Ainda sem previsão para o torneio

Como apenas uma comissão foi formada até o momento, ainda não há previsão para a realização das Olimpíadas de eSports. O evento está descartado para Paris 2024.

Especialistas acreditam que levará anos até o amadurecimento da ideia e definição de detalhes cruciais como quais jogos participariam, critérios para classificação de países, entre outros.

COB ainda reticente quanto à integração

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) se mostra reticente quanto à integração de eSports aos Jogos. “Não sou contra, mas não vejo eSports como modalidade olímpica“, disse o presidente Paulo Wanderley.

Porém, caso a categoria seja oficializada, o Brasil montará equipes para competir. Wanderley inclusive esteve no evento de Singapura para avaliar a situação.

Especialistas acreditam que a cautela do COB reflete a resistência de parte significativa do movimento olímpico tradicional em abraçar os eSports competitivos. Será necessário um esforço de convencimento por parte do COI para vencer barreiras e tornar o sonho realidade.

Publicidade
Publicidade