Compositor de Tomb Raider condenado por fraude
O compositor e designer de som britânico de videogames, Peter Connelly, conhecido por seu trabalho na série Tomb Raider, além de Watch Dogs e Dead Island 2, foi condenado a 16 meses de prisão após ser considerado culpado de solicitar fraudulentamente um segundo empréstimo Covid.
A notícia foi divulgada no site do governo do Reino Unido por sua agência Insolvency Service, que parece ter embarcado em uma série chamativa de comunicados à imprensa nos últimos meses, apresentando gráficos dramáticos com carimbos de tinta com palavras como “PRESO”, “FRAUDE DE EMPRÉSTIMO” e “PROIBIDO”.
De acordo com o anúncio da agência, Connelly exagerou o faturamento de sua empresa para obter um segundo Bounce Back Loan de £ 37.500 em 2020. Os Bounce Back Loans foram fornecidos a empresas que, de outra forma, poderiam ter dificuldades para acessar financiamento durante a pandemia de Covid, mas as empresas tinham direito apenas a um. Diz-se que Connelly obteve seu primeiro empréstimo, de £ 22.000, em um banco diferente apenas um mês antes.
“Peter Connelly desconsiderou descaradamente as regras do Bounce Back Loan Scheme, criado para apoiar pequenas e médias empresas durante a pandemia”, disse o investigador-chefe do Insolvency Service, David Snasdell, em um comunicado que acompanha a notícia.
A queda de um ícone da música de Tomb Raider
Em entrevistas com o Insolvency Service, Connelly disse aos investigadores que havia recebido a oportunidade potencialmente lucrativa de reimaginar a música para a trilha sonora de Tomb Raider e havia feito empréstimos pessoais e vendido seu carro para concluir o projeto. As coisas então “estagnaram” no início da pandemia, e a empresa de Connelly, Peter Connelly Limited, entrou em liquidação em agosto de 2021 sem pagar nenhum dos empréstimos.
Connelly, que anteriormente assinou um Acordo Voluntário Individual concordando em pagar suas dívidas, foi considerado culpado de fraude e condenado a 16 meses de prisão pelo Tribunal da Coroa de Durham na quinta-feira, 17 de julho. O homem de 52 anos também está proibido de ser diretor de uma empresa por seis anos.
Connelly compôs trilhas sonoras para vários jogos de Tomb Raider enquanto a série estava sob a administração da Core Design na década de 1990 e início dos anos 2000, incluindo The Last Revelation, Chronicles e The Angel of Darkness. Ele também forneceu trabalho de design de som para jogos como Watch Dogs, The Crew, South Park: The Fractured but Whole e Dead Island 2 de 2023.