**Matt Ryan, o Inigualável Constantine**
Matt Ryan é o ator mais emblemático do personagem John Constantine, superando até mesmo Keanu Reeves, o que seria impensável há 20 anos. O filme de Reeves, apesar de cult, se afastou da origem do personagem dos quadrinhos Hellblazer.
Ryan, vindo das Ilhas Britânicas, incorporou Constantine e seu jeito descolado com muito mais fidelidade, mantendo o papel por anos na TV e na animação. Tudo começou em uma série da NBC de vida curta, antes de migrar para o Arrowverse (CW).
Neil Marshall, diretor de “Hellboy”, que comandou alguns episódios da série de Constantine, refletiu sobre a evolução do personagem em diferentes redes. Por mais interessante que fosse observar essa jornada, Marshall não pôde deixar de notar as complicações em adaptar um anti-herói mais adequado a um projeto para maiores.
“Foi ótimo, fantástico”, disse Marshall a Josh Wilding do ComicBookMovie em uma entrevista por Zoom. “Por outro lado, Constantine perdeu muita força no horário nobre. Era como tentar adaptar um personagem para maiores em uma série para menores. Simplesmente impossível.”
Marshall continuou: “Tiraram seu cigarro, sua bebida, seus palavrões… Foi tipo, ‘Sério, o que sobrou?’. Matt foi brilhante, e eu fico feliz que o personagem tenha continuado vivo.”
Apesar dos altos e baixos ao mergulhar no mundo dos quadrinhos e super-heróis, Marshall não descarta a possibilidade de novas adaptações. “Eu voltaria com prazer com o material certo. Com certeza”, disse ele.
Atualmente, Marshall está divulgando seu novo filme, “Duchess”. Já Matt Ryan se despediu de Constantine em “Legends of Tomorrow”.
Marc Guggenheim, produtor do Arrowverse, explicou ao Showrunner Whisperer que “Legends” ficou sem opções em relação a Constantine. “A única vez que isso me incomodou, e eu já não era showrunner naquela época, foi quando disseram que não podíamos mais usar Constantine”, disse ele.
As razões nunca ficaram claras, mas podem estar relacionadas ao universo abandonado da Liga da Justiça Sombria de JJ Abrams, que incluiria uma série sobre Constantine com um ator de outra raça no papel.
“Eu diria que é uma dedução plausível, e, obviamente, com a série nunca tendo ido adiante”, disse Guggenheim, “é particularmente decepcionante que tivemos que fazer essa mudança com Matt, que não é só um Constantine extraordinário, como também um ator fantástico em geral.”
E quanto a Keanu Reeves? Ele poderia retornar ao mundo místico e lutar contra as forças infernais em uma sequência que o reuniria com Francis Lawrence, Akiva Goldsman e Peter Stormare. O projeto foi anunciado, mas as atualizações têm sido escassas ultimamente.