Criador de ‘Smash Bros’ e ‘Kirby’ elogia trabalho de médicos

Compartilhe:

A Opinião de Masahiro Sakurai sobre a Indústria de Jogos

De acordo com a opinião de Masahiro Sakurai, criador lendário da série Super Smash Bros. e Kirby, embora os jogos de vídeo e seus desenvolvedores possam não contribuir para o mundo no mesmo nível que os “médicos”, seu trabalho ainda é capaz de melhorar a vida de qualquer pessoa que escolha jogá-los. O desenvolvedor de jogos experiente ofereceu sua franca, mas inspiradora, visão sobre sua mídia criativa preferida enquanto aceitava o Prêmio de Conquista de Vida no evento anual da Associação de Mídia Digital, organizado pelo Ministério do Interior e Comunicações do governo japonês em reconhecimento aos criadores de conteúdo digital mais influentes do país.

Sakurai começou com um reconhecimento pessoal, afirmando que, de acordo com suas pesquisas, parece que ele está na categoria “lendário” da indústria de jogos, ao lado de pessoas como Mr. Horii, Mr. Miyamoto, Mr. Kutaragi e Mr. Shibusawa, e que sente que seu nome não pertence a esse grupo. Em seguida, admitiu que, em seu canal do YouTube, “Masahiro Sakurai on Creating Games”, ele compartilhou o conhecimento que adquiriu como diretor de jogos com o mundo, de forma gratuita, o que é algo bastante irracional. Em resposta à pergunta retórica de “Por que fiz isso?”, o ícone da indústria respondeu: “Acho que estou faltando em muitos aspectos em comparação com outras profissões”. Ele também destacou que, embora tenha contribuído, não poderia comparar-se a médicos, e que há muitos outros empregos importantes, como infraestrutura e produção, sem os quais a mídia digital não existiria.

A Visão de Sakurai para os Desenvolvedores de Jogos

Sakurai ofereceu palavras de incentivo para os desenvolvedores de jogos, tanto experientes quanto novos, nos últimos tempos. Em uma entrevista com a rede de notícias local Entax, depois de ser homenageado com o Prêmio de Encorajamento Artístico de 2025 do governo japonês, por seu trabalho em Artes de Mídia no canal do YouTube, Sakurai disse que o seu melhor conselho para os desenvolvedores japoneses que buscam permanecer competitivos em um mercado global de jogos de vídeo em constante crescimento era simplesmente perseguir “o que amam”. Ele explicou que houve um tempo em que o entretenimento americano foi muito bem-sucedido, e as pessoas no Japão pensaram que deveriam criar algo mais “americanizado”. No entanto, Sakurai acredita que os fãs de jogos japoneses no exterior não estão necessariamente procurando por isso, e que o que eles amam é o estilo único do Japão e seu charme distinto. Ele concluiu dizendo que a abordagem ideal é para os criadores fazerem os jogos que realmente querem, e para aqueles que os apreciam, desfrutar deles. Sakurai também declarou: “A coisa mais importante que quero dizer é: ‘Faça o que quiser livremente'”. Ele também destacou que, ao criar seus shows e canal do YouTube, sempre teve em mente que forçar suas próprias visões sobre os outros não é uma boa abordagem, e que o que compartilha é apenas uma forma de pensar, e não uma verdade absoluta. Seu objetivo é “dar às pessoas um impulso” para que possam encontrar seus próprios caminhos, e o que importa mais é como os indivíduos tomam esse conhecimento e o aplicam. Ele concluiu dizendo que espera que cada pessoa siga em frente na direção em que acredita e aprimore seu trabalho de sua própria maneira, e que “vamos todos fazer o nosso melhor juntos!”.

Publicidade
Publicidade