Criador de The Sopranos decreta “morte” da era de ouro da TV

Compartilhe:

Para David Chase, criador da aclamada série da HBO The Sopranos, a era de prestígio das produções televisivas, marcada por enredos complexos e ousadia artística, chegou oficialmente ao fim.

Televisão vira refém das big techs

Em entrevista ao jornal The Times, Chase não comemorou os 25 anos desde a estreia de The Sopranos. Pelo contrário, falou sobre o marco como um “funeral” da TV de qualidade.

“Estamos voltando ao que era antes”, criticou Chase, referindo-se à crescente influência de plataformas de streaming como Netflix e Prime Video sobre o mercado audiovisual.

O veterano criador vê com frustração o meio televisivo se rendendo aos interesses das big techs e de seus acionistas, em detrimento da excelência narrativa e artística.

Executivos pedem simplificação de roteiros

Segundo Chase, a mentalidade vigente agora entre os executivos é de que produções mais complexas e arrojadas não atraem público. Por isso, ele já foi orientado explicitamente a “dummy down” (tornar mais simples) projetos recentes.

“Eles vão colocar propagandas de novo. E eu já recebi o pedido para deixar meu trabalho mais idiota”, desabafou.

Público perdeu capacidade de prestar atenção

Outro fator destacado por Chase é a incapacidade das novas plateias em acompanhar narrativas intricadas, que exigem maior atenção do espectador.

“O público não consegue manter o foco em algo que faça muito sentido ou exija concentração. Estamos confusos”, analisou.

Essa visão, porém, peca por infantilizar o expectador médio. Afinal, produções complexas como The Sopranos e Breaking Bad fizeram enorme sucesso não faz tanto tempo assim. Será que o padrão mental do público mudou tão drasticamente desde então?

Começo e fim de uma era na TV

David Chase revolucionou a linguagem televisiva com The Sopranos no fim dos anos 1990. Mais de 20 anos depois, no entanto, vê aquele tipo de série disruptiva e arrojada dando espaço a produções menos ambiciosas e padronizadas.

Resta saber se algum novo gênio criativo conseguirá reerguer os padrões de qualidade e singularidade das novas séries, trazendo de volta o prestígio para a TV. Caso contrário, como previu Chase, pode ter morrido de vez uma era dourada do entretenimento.

 

Trailer de thriller inspirado em #MeToo com Jenna Ortega vem com aviso sobre “temas complexos”

Publicidade
Publicidade