CRISE NA UBISOFT: Estúdio em Leamington FECHADO e Acionistas vão PROCESSAR

Compartilhe:

A espiral de turbulências na Ubisoft não para de ficar ainda pior. Em meio à isso, ações despencam.

Por Gui Santos

 

Ubisoft mal sai de uma polêmica e já vai pra outra. Assim está a situação da empresa de games da família Guillemot, ainda mais com o lançamento conturbado de Assassin’s Creed Shadows.

Após o anúncio de que a Ubisoft criou uma subsidiária para suas principais franquias, vendendo 25% disto para a Tencent, o temor da crise se agravar já pairava no ar.

 

Esse temor se concretizou, pois a Ubisoft Leamington, no Reino Unido, anunciou ontem (2) que fechou oficialmente as portas e encerrou suas atividades.

Alguns funcionários, não se sabe quantos ao certo, serão realocados para a Ubisoft Reflections. E sim, a nova subsidiária teve influência no fechamento do estúdio.

Isso porque a Ubisoft Leamington era um dos estúdios principais da franquia Tom Clancy’s The Division. Essa foi uma das franquias que foi para a nova subsidiária.

 

Acionistas de saco cheio

Mas não para por aqui. Acionistas da Ubisoft, incluindo a AJ Investments e outros acionistas minoritários, anunciaram que iniciaram uma batalha legal contra a empresa.

Os acionistas estão exigindo uma renegociação do acordo recentemente anunciado com a Tencent.

Em um comunicado de imprensa compartilhado pela Insider Gaming, a AJ Investments anunciou que uma coalizão de acionistas está “iniciando procedimentos legais na França”.

A empresa acrescentou que está “exigindo que um tribunal francês obrigue a Ubisoft a convocar uma Assembleia Geral Extraordinária” para que os acionistas possam votar para que a Ubisoft renegocie o acordo com a Tencent e distribua um dividendo extraordinário. E quer que tanto a Tencent quanto a Guillemot Brothers Holding sejam impedidas de votar.

Especificamente, ele quer que o acordo com a Tencent seja renegociado porque “os acionistas não têm clareza sobre como o acordo anunciado na semana passada acabará beneficiando os acionistas da Ubisoft”.

Por fim, a empresa declarou que os acionistas devem escolher se a Ubisoft “vende os principais IPs para a Tencent como um todo ou vende a eles a participação de 25% em uma subsidiária que já foi anunciada”.

 

O impacto disso tudo

A resposta do mercado não poderia ser pior para a Ubisoft.

As ações da empresa, após o anúncio da nova subsidiária, foram para uma queda livre terrível, com -27,28% nos últimos cinco dias.

E não, não foi por causa do “Tarifaço” de Donald Trump pois de novo, as ações já caíram novamente após o anúncio da nova subsidiária.

Segundo especialistas, o desempenho aquém de Assassin’s Creed Shadows e o fechamento de mais um estúdio da Ubisoft geraram ainda mais desconfiança e irritação do mercado com a empresa.

Será que estamos cada vez mais presenciando a queda da empresa da família Guillemot?

Publicidade
Publicidade