Crítica do ‘Unicórnio Queimado de Sol’ do Festival de Cinema Fantasia 2024: Animação de Baixo Orçamento Encantadora

Compartilhe:

**’Unicórnio Queimado de Sol’: Uma Jornada Autodescoberta no Deserto**

Frankie (Diana Kaarina) e seu pai, Frankie Sr. (Brian Drummond, “Dragon Ball Z”, “Death Note”), viajam pelo deserto a caminho de uma escola de prestígio. Frankie Sr. tenta convencer o filho a seguir seus passos e se tornar um engenheiro. No entanto, eles sofrem um acidente de carro e destroem o veículo.

Frankie acorda de bruços no calor escaldante, totalmente queimado de sol e com um enorme pedaço de vidro preso na testa. Seu pai está desaparecido. Em meio ao deserto, Frankie faz amizade com uma tartaruga (Kathleen Barr, “ReBoot”, “Ed, Edd e Eddy”) que foi cortada ao meio no acidente.

Juntos, eles decidem guiar Frankie pelo deserto em busca de seu pai, mas ele foi visto pela última vez sendo arrastado pelo Rei Cactus (também dublado por Brian Drummond), que governa impiedosamente o deserto.

“Unicórnio Queimado de Sol” é escrito e dirigido por Nick Johnson, com animação do estúdio canadense New Machine Studios Inc. Os personagens humanos no filme têm apêndices longos e esguios, semelhantes aos vistos em “Hora de Aventura”.

Frankie usa meias até os joelhos e sandálias, um lenço verde no pescoço e uma pochete no ombro. Sua única fonte de alimento é uma sacolinha de Capri-Sun genérica. Ele não poderia estar mais despreparado para esta aventura.

A história do filme é estranhamente introspectiva. Frankie luta com a ambição do pai de que ele se torne um engenheiro. Frankie quer escrever e ser poeta, apesar das dificuldades financeiras. A tartaruga, cujas entranhas ficam expostas durante todo o filme, é surpreendentemente esperançosa. É uma criatura que tem uma profunda apreciação pela vida, mesmo diante da morte.

Todos os animais que Frankie encontra, incluindo a Tartaruga, pensam que ele é um unicórnio por causa do pedaço de vidro em forma de chifre preso em sua cabeça. Inicialmente, Frankie corrige essas suposições, mas parece quase acreditar que ele é realmente um unicórnio no final do filme, abraçando essa suposta magia que agora possui.

Frankie e a Tartaruga se separam constantemente ao longo do filme, mas sempre são reunidos. Eles encontram indivíduos incrivelmente excêntricos ao longo do caminho, incluindo três filhotes de raposa famintos (Tabitha St. Germain, “Meu Pequeno Pônei”) que querem que um unicórnio vá ao seu banquete sinistro e uma exploradora hiperbólica chamada Cordelia Francis Cabot III (Laara Sadiq, “O Menino Que Trouxe o Mundo”) que só quer ser lembrada por suas descobertas.

O Rei Cactus tem apenas um breve tempo de tela, mas tem um design incomum que é realmente trazido à vida pelo tom profundo de Brian Drummond. O Rei Cactus é gigantesco, com olhos nas laterais da cabeça e uma boca espinhosa sempre aberta que parece não ter fim, como uma caverna pontiaguda.

O filme termina com uma nota positiva, então o que segue é apenas uma teoria: tanto Frankie quanto seu pai podem ter morrido no acidente de carro. O filme inteiro se passa com Frankie vagando pelo deserto da vida após a morte, e sua alma não pode descansar até encontrar o pai.

A Tartaruga diz algo sobre Frankie não estar pronto para ouvir a verdade sobre o que o deserto é no final do filme. Frankie sobrevive a uma tempestade de areia e caminha com pouca ou nenhuma proteção ou água no deserto durante o dia com a pele rosada como única repercussão. Ele fala com animais e tem alucinações de seu corpo coberto de cacos de vidro. É como se ele fosse um fantasma, mas simplesmente não sabe ainda.

“Unicórnio Queimado de Sol” parece um sucessor espiritual de “Rango”, de Gore Verbinski, com uma fração do orçamento. A animação é extremamente simples para CGI na maioria dos designs de personagens, mas as texturas são bastante detalhadas. Os visuais são limitados devido ao orçamento, mas também intrigantes pelo mesmo motivo.

O filme às vezes é sombrio com vulgaridades leves e temas adultos, com uma narrativa instável que mantém o público intrigado. Um final mais triste teria se encaixado mais no clima geral do filme, mas “Unicórnio Queimado de Sol” é uma gota de esperança no deserto desolado conhecido como vida.

**Tags de SEO:**

* Unicórnio Queimado de Sol

* Filme de Animação

* Vida após a Morte

* Autodescoberta

* CGI

* Brian Drummond

Publicidade
Publicidade