De Volta Para o Futuro II: curiosidades, alterações e segredos da sequência

De Volta Para o Futuro 2

Compartilhe:

Longa de Robert Zemeckis faz 35 anos em 2024

Por Claudio Dirani

De Volta Para o Futuro talvez seja a produção de aventura e ficção mais completa já rodada na história de Hollywood. O que poucos não sabem é que o longa de Robert Zemeckis chegou a ser desprezado pelos estúdios, até ser abraçado pela Amblin Entertainment do sempre visionário Steven Spielberg

Em novembro de 1989 – há quase exatos 35 anos – viria a sequência do longa, contando mais uma vez com Michael J. Fox na pele de Marty McFly. Mais uma vez, o que poucos sabem, é que o filme enfrentou uma série de percalços antes de emplacar mais um sucesso para a Universal Pictures.

Embarque agora no DeLorean para saber o que aconteceu com Marty & cia antes de acelerar de volta para o futuro mais uma vez!

 

De Volta Para Futuro II: mudanças e curiosidades

  • O hilário Crispin Glover  ganhou reconhecimento internacional como George McFly em De Volta Para o Futuro. O que poucos sabem é que o ator não concordou em ganhar US$ 125 mil para interpretar o pai de Marty na segunda parte da saga.

 

  • Com esse abacaxi nas mãos, Robert Zemeckis tratou de apelar para alguns truques: além de usar imagens de arquivo, o diretor convocou o ator Jeffrey Weissman como “dublê de corpo”, usando próteses e maquiagem para simular a aparência de Crispin.

 

  • Outra medida de caráter emergencial foi reescrever o roteiro, alterando as partes em que George McFly entrava em ação. A principal mudança foi decretar a morte do velho pai de Marty.

 

  • Muitos estranharam quando Elisabeth Shue substituiu Claudia Wells como a namorada de Marty, Jennifer Parker. Mais uma vez, a alteração foi emergencial, já que a atriz original optou por desistir de atuar em razão de doença na família.

 

  • O roteiro de De Volta Para o Futuro II foi basicamente escrito por Bob Gale. O produtor e roteirista contou com pouca ajuda de Zemeckis, que andava bastante ocupado com as filmagens da animação/live action distópica Uma Cilada para Roger Rabbit (1988).  

 

  • Todo o ambiente sombrio e cinzento da Hill Valley de 2015 (o ano em que Marty (Fox), Brown (Christopher Lloyd) e Jennifer (Shue) embarcam no DeLorean voador) foi baseado nos cenários de Blade Runner (1982), estrelado por Harrison Ford.

 

  • Já o novo visual de Biff Tannen (Thomas F. Wilson) teve como fonte “inspiradora” o então “apenas bilionário” Donald J. Trump. Pela cronologia, Trump se tornaria presidente em novembro de 2016 – um ano apenas após o “ano fictício” de De Volta Para o Futuro II.

 

  • Algumas invenções tecnológicas que aparecem na sequência viraram produtos reais em 2015. Entre eles: câmeras digitais, drones, TVs de tela plana, leitores de impressão digital, video chat e muitos outros.

 

  • De Volta Para o Futuro II foi rodado simultaneamente com a conclusão da saga. De Volta Para o Futuro III seria lançado em maio de 1990 – seis meses apenas após o segundo longa.

 

 

Publicidade
Publicidade