Recap: à espera da 1ª temporada de Demolidor: Renascido no Disney Plus 

Demolidor

Compartilhe:

O Homem Sem Medo está de volta

 

Elenco original (incluindo os coadjuvantes de luxo, Foggy e Karen Page). Rei do Crime à vontade. Justiceiro em crise. Se depender dos cerca de 2 minutos entregues no trailer de Demolidor: Renascido – série que deve estrear em 4 de março no Disney Plus – o fã do Homem Sem Medo vai poder tirar a barriga da miséria e esquecer para sempre a passagem do herói de Hell’s Kitchen na desastrosa She-Hulk.

Sem exagerar, o que vimos no aperitivo divulgado pela Marvel/Disney nesta quarta-feira (15), tem potencial para apagar tudo o que já chegou às telas na Fase 4 da Marvel, com raríssimas exceções (Deadpool & Wolverine vem à mente). Em poucas horas, somente o canal da Marvel Entertainment (norte-americano) já contava com cerca de 300 mil likes no trailer oficial.

Certamente, os canais nerdolas (e até os lacrolas) deverão encher o YouTube com reacts animados sobre o que nos foi mostrado. Por isso, esta matéria deve cair como uma luva para quem pretende fazer um warm-up até março.

Para matar a saudade das aventuras de Matt Murdock e cia, preparamos uma lista de curiosidades sobre o herói. Boa leitura!

 

A histórica origem do Demônio de Hell’s Kitchen

Mesmo sendo um daqueles heróis que orbitam entre a “primeira e segunda prateleira da Marvel”, a legião de fãs do Demolidor sempre teve proporções enormes. O personagem, aliás, comemorou 60 anos de existência em 2024, sendo inspirado em um outro personagem criado em 1940 e que levava o mesmo nome em inglês: Daredevil.

Criado pela dupla Stan Lee (roteiros) e Bill Everett (arte), a primeira aparição do Demônio de Hell’s Kitchen aconteceu em abril de 1964, logo em uma publicação solo: Daredevil # 1 

Demoraria exatos 15 anos para que o super-herói fizesse sua primeira aparição no Brasil. E ela aconteceu em Surge o Demolidor!, publicada em abril de 1979 no primeiro Almanaque Marvel da extinta editora RGE.

Em 23 páginas, ficamos, assim, conhecendo como Matt Murdock passou a vestir seu uniforme para fazer justiça nas ruas de Nova York. Em tempo: com o uniforme original, amarelo e vermelho.

A clássica origem do Demolidor foi publicada diversas vezes em HQs brasileiras. A mais recente está em Coleção Clássica Marvel n° 6 de 2021.

 

Frank Miller entra em cena

Quando pensamos nas geniais histórias da era Frank Miller, fica difícil escolher uma em particular. O que é preciso frisar aqui é que a era do quadrinista (responsável também pelo Cavaleiro das Trevas na DC) é que foi neste período, a partir de 1979, que o alter ego de Matt Murdock começou a enfrentar para valer Wilson Fisk, o Rei do Crime. Não foi à toa que as três temporadas de Demolidor na Netflix, claramente baseada na obra de Frank Miller, estão entre as melhores já produzidas sobre um herói da Marvel.

 

Demolidor: Renascido – a HQ

O título da série não foi dado à toa. Demolidor: Renascido é o nome da saga que rolou de fevereiro a agosto de 1986 na HQ solo do Homem Sem Medo, com roteiro de Frank Miller e desenhos de David Mazzucchelli. Quer dizer…quase o nome, mas com o mesmo significado (Reborn na revista e Born Again na série).

No Brasil, de fato, a saga foi traduzida como a A Queda de Matt Murdock.

O plot central é meio barra-pesada, e não deve ser seguido à risca na série, já que Karen Paige acaba viciada em heroína e larga a carreira no escritório Nelson & Murdock para atuar como atriz pornográfica no México. Para piorar, ela entrega a identidade secreta do Demônio de Hell ‘s Kitchen para o Rei do Crime! A partir desse bizarro plot twist na ex-namorada do herói, Wilson Fisk passa a perseguir Murdock, a ponto de congelar suas contas bancárias. 

 

(Opa, isso até lembra a situação de pessoas em um certo país sul-americano!)

 

Parceria com o Homem-Aranha

Desde sua entrada no universo Marvel, o Demolidor já cruzou o caminho de muitos heróis, a maioria das vezes, lutando em parceria. O Homem-Aranha talvez seja o seu mais frequente companheiro de batalha pelas ruas de Nova York.

Sendo assim, vale a pena caçar a saga publicada originalmente em 1976 a partir da edição 27 de Peter Parker – The Spectacular Spider-Man, que chegaria ao Brasil somente em 1980 nas páginas de Almanaque do Homem Aranha 11 (editora RGE). Duas histórias dessa fase assinadas por BIll Mantlo e Jim Mooney estão lá: Meus Olhos Já Não Podem Ver! e Um Cego Guiando  Outro!.

As aventuras foram resgatadas recentemente, entrando na compilação histórica O Espetacular Homem-Aranha – Edição Definitiva n° 14, lançado em 2024.

 

 Demolidor: Renascido – a série

O que se sabe sobre o roteiro de Demolidor: Renascido é que ele não apagará completamente os acontecimentos vistos nas temporadas exibidas pela Netflix. A confusão aparece quando os showrunners Dario Scardapane, Christopher Ord e Matthew Corman dizem não garantir que as conexões com as histórias passadas no streaming serão mantidas. O único ponto ratificado pela Marvel/Disney é a manutenção dos laços entre o Demolidor e os personagens centrais da série.

 

Vale destacar que o elenco original foi mantido pelos produtores:

 

Demolidor/Matt Murdock: Charlie Cox

Rei do Crime/Wilson Fisk: Vincent D’Onofrio

Karen Page: Deborah Ann Woll

Foggy Nelson: Elden Henson

Justiceiro/Frank Castle: Jon Bernthal

 

Publicidade
Publicidade