Denzel Washington: 4 filmes obrigatórios com “0% lacração”

Denzel

Compartilhe:

Ator completa 70 anos em dezembro

Por Claudio Dirani

 

A verdade é uma só: o mundo precisa de mais representatividade nos filmes e séries…

O que? Não acreditou na frase acima? Então, você acertou! Aqui não tem lacração de forma alguma! Por isso, caros leitores do Se Liga Nerd: vamos direto ao assunto e falar sobre algumas das memoráveis (ou especiais) atuações de um ator que atravessa gerações: estamos falando de Denzel Hayes Washington –  astro que completará 70 anos em 2024, e em breve voltará a brilhar como Macrinus em Gladiador II, de Ridley Scott

 

Denzel Washington: (alguns) filmes inesquecíveis

 

Os Possuídos

 

 

Antes de falar sobre este longa que mistura terror, policial e drama em doses perfeitas, uma curiosidade: ele foi um dos primeiros filmes que conferi em uma sala na rede Cinemark, que acabara de chegar ao Brasil no final de 1997.

 

Os Possuídos traz Denzel como o detetive John Hobbes, com a missão de descobrir o mistério por trás de uma série de crimes na Filadélfia. O problema é que não se tratava de um assassino comum, mas de um demônio chamado Azazel.

 

Denzel brilha com uma atuação heróica no final que não agradará à maioria, mas não deixa de ser surpreendente.

 

O Colecionador de Ossos

 

 

Da mesma safra que Os Possuídos, o drama policial lançado em 1999 traz Denzel como o perito criminal Lincoln Rhyme, que passa a ter desejos de tirar a própria vida após sofrer um acidente que o deixou paraplégico. O plot twist é o encontro com a policial Angelina Jolie, que passa a ser as “pernas” de Lincoln para investigar a ação de um serial killer.

 

Destaque para a química entre Washington e Jolie, que ganha corpo ao passar das cenas dirigidas pelo excelente Phillip Noyce (Jogos Patrióticos, Perigo Real e Imediato).  

 

Hurricane – O Furacão

 

 

No final dos anos 90, Denzel Washington provou ser um dos atores mais requisitados de Hollywood. Em Hurricane – O Furacão – o ator dá show de versatilidade como o boxeador Rubin Carter, que acaba condenado à prisão por triplo homicídio.

A virada na trama ocorre quando o adolescente Lesra Martin (Vicellous Reon Shannon) lê a autobiografia do lutador e convence sua família adotiva canandense a tentar provar a inocência de Carter na justiça. A trama é contada a partir de uma narrativa retrospectiva que cativa o público, sem que o longa pareça ter mais de 2h20 de duração.

 

Chamas da Vingança

 

 

Avançamos no tempo até 2004 para conferir mais uma atuação brilhante de Denzel Washington. Desta vez, ele é John W. Creasy – um ex-fuzileiro naval e agente da C.I.A. que passa a ganhar a vida como mercenário e guarda-costas. Soturno e introspectivo, Creasy vê sua vida transformada quando é contratado para proteger a pequena Guadalupe “Lupita” (Pita) Ramos (Dakota Fanning), filha de um empresário mexicano visado pelo crime.

 

Em mais um brilhante trabalho de direção, Tony Scott (de Top Gun) consegue explorar a evolução do personagem de Denzel lado a lado com sua protegida, de uma forma que é impossível não ser cativado.

Publicidade
Publicidade