Desenvolvedora de ‘Destiny 2’, tenta ocultar respostas do Twitter após receber reação negativa pelo uso de “Latin/a/e/o/x/” em anúncio recente de ‘Latin@Bungie’

Compartilhe:

Em uma tentativa questionável de homenagear seus colaboradores latino-americanos, a desenvolvedora de ‘Destiny 2’, Bungie, marcou o início do Mês da Herança Hispânica não apenas revelando a Latin@Bungie, uma iniciativa interna destinada a reforçar a representatividade relevante tanto na empresa quanto nos jogos, mas também tentando ativamente ignorar quaisquer críticas direcionadas ao uso do termo “Latin/a/e/o/x” em seu anúncio.

A iniciativa mais recente da Associação de Inclusão, Diversidade e Equidade (IDEA) da desenvolvedora, Latin@Bungie, junta-se a muitos “grupos de AJUDA para empregados” na Bungie, cujo objetivo é “ajudar os colaboradores da Bungie a se conectarem com pessoas de contextos culturais semelhantes e seus aliados solidários”.

“Esses grupos servem como um recurso para aconselhamento; um fórum para compartilhar pensamentos e perspectivas; e uma maneira de ampliar e celebrar culturas, não apenas pessoalmente, mas também em nossos jogos,” explicou a desenvolvedora em postagem oficial no blog anunciando a existência do grupo.

A Latin@Bungie teve início em 2022 como uma forma de celebrar nossa identidade, reconhecer nossas diferentes experiências, ajudar a educar a comunidade da Bungie sobre a cultura latina e hispânica, e apoiar nossas comunidades locais,” lembrou a desenvolvedora. “Em última análise, pretendemos melhorar a representação da cultura latina em nossos jogos e reforçar a representação de colaboradores com background latino ou hispânico em nossa empresa. Por sua vez, esperamos que isso resulte em melhores conexões entre nossos jogos e nossos jogadores.”

“Ao grupo, nós abraçamos que nossa cultura é rica e diversificada,” detalhou ainda a Bungie. “Celebramos que os laços que nos unem são amplos e vão muito além de quaisquer suposições monolíticas que a sociedade possa ter sobre pessoas que são latinas e hispânicas. Ser ‘Latin/a/e/o/x’ é mais do que apenas uma localização em um mapa, assim como ser ‘hispano’ é mais do que o idioma que podemos falar. É importante para nós aprofundarmos não apenas no que nos unifica, mas como podemos crescer como cultura para ser mais inclusivos e equitativos, como apoiar causas de justiça racial, direitos das mulheres e LGBTQIA+.”

Ao concluir o anúncio, a Bungie afirmou: “E, claro, nenhuma comunidade está completa sem celebrar pontos culturais significativos, feriados, receitas favoritas e a rica variedade de nosso talentoso cenário musical.”

“Estamos ansiosos para compartilhar nossas iniciativas com você nos meses e anos que virão,” concluíram. “Esperamos que, por meio de nossos esforços na Latin@Bungie, possamos ter um impacto positivo em nossa comunidade global, nossa empresa e nossos jogos.”

No entanto, dada a crescente insatisfação entre os latino-americanos com termos considerados ‘progressistas performáticos’ como ‘Latinx’ ou ‘Latine’, que muitos veem como uma tentativa de apagar sua herança ao eliminar as regras de sintaxe de gênero de várias línguas latinas, ao invés de aplausos, a tentativa da Bungie de se conectar com sua comunidade “Latin/a/e/o/x” foi principalmente recebida com críticas e zombaria pelo público em geral.

Em vez de reconhecer os problemas apontados pelos fãs em sua tentativa de inclusão ou permitir que a reação negativa seguisse seu curso, a Bungie – em uma jogada que raramente funciona para qualquer um – respondeu a esta recepção negativa no Twitter tentando ‘esconder’ quaisquer respostas ao seu tweet de anúncio.

As críticas apontam para uma falta de entendimento e sensibilidade em relação às nuances culturais e linguísticas, o que acabou gerando um sentimento de rejeição entre a comunidade latino-americana.

Barbie – Um Insulto à Inteligência e Uma Bomba Ideológica

Publicidade
Publicidade