Disney acusada de controlar governo na Flórida com subornos

Compartilhe:

Uma investigação interna está revelando práticas questionáveis e potenciais subornos entre a Disney e a agência governamental que supervisiona os parques na Flórida. Documentos mostram que a empresa mantinha controle sobre o conselho de administração através de vantagens e presentes luxuosos.

Esse possível escândalo de corrupção ajuda a explicar por que a Disney lutou tão ferozmente neste ano para manter seus privilégios especiais no estado, que acabaram sendo revogados pelo governador Ron DeSantis.

Controle do conselho administrativo

De acordo com um relatório de 80 páginas, a Disney garantia influência sobre a agência de supervisão dos parques (RCI) ao presentear membros do conselho com terrenos temporários dentro da própria Disney World, os tornando elegíveis para ocupar o cargo.

Além disso, esses membros recebiam passes VIP anuais para os parques, descontos em cruzeiros e outros “mimos” que poderiam configurar suborno, segundo o documento. Tais benefícios criavam um conflito de interesses, fazendo com que o conselho representasse os interesses da empresa rather que do estado ou da população.

Escândalo midiático

Esse caso de possível corrupção envolvendo a Disney já está repercutindo na mídia norte-americana e manchando ainda mais a imagem da empresa, bastante desgastada após polêmicas ideológicas e fracos resultados financeiros em 2022.

Além do aspecto legal e ético, as revelações também trazem implicações políticas, evidenciando como a companhia se beneficiou de relações promíscuas com o setor público por décadas na Flórida, em prejuízo dos contribuintes.

Ron DeSantis sai fortalecido

Por outro lado, o governador Ron DeSantis, grande desafeto público da Disney, sai politicamente fortalecido com o escândalo. Suas medidas para remover os privilégios fiscais especiais da empresa e ampliar a supervisão governamental – bastante criticadas à época – agora parecem absolutamente justificáveis diante das recentes revelações.

Resta saber se essas acusações levarão a investigações criminais contra executivos da Disney ou membros da RCI. De toda forma, trata-se de mais um poderoso golpe na credibilidade e na imagem do conglomerado do Mickey.

 

RUMOR: Indícios de fraude fiscal na gestão de Kathleen Kennedy na Lucasfilm

Publicidade
Publicidade