Shueisha, ex-editor de Akira Toriyama e até mesmo a Bandai Namco estão na disputa pela franquia.
Por Gui Santos
Desde o falecimento de Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, muito tem se discutido sobre o futuro de uma das franquias mais amadas do mundo.
Uma das especulações fortes foi que Toyotarō, ilustrador de Dragon Ball Super estaria apto à continuar o legado de Toriyama.
Mas segundo notícias recentes, está havendo uma disputa pelos direitos da obra que tomou um rumo bem conturbado e preocupante.
Será que vão honrar o legado?
Segundo artigo recente do site Toyo Kezai, os direitos da obra de Toriyama estão pendentes com três empresas na disputa.
A primeira é a Shueisha, editora responsável pela publicação do mangá desde o Dragon Ball clássico até hoje com Dragon Ball Super.
A segunda é a Bandai Namco, empresa que tem direitos de produção e distribuição de merchandising e jogos da franquia.
Essa mesma Bandai Namco que recentemente foi descoberta que está se rendendo ao câncer do DEI. Os detalhes compartilharei ainda essa semana aqui.
A terceira é a Capsule Corporation Tokyo, fundada pelo próprio Akira Toriyama e por Akio Iyoku, ex-editor da Shueisha e pessoa de confiança de Toriyama.
Disputa conturbada nos bastidores
Akio Iyoku, que atualmente está à frente da Capsule Corp Tokyo e a editora Shueisha tem uma relação nada amigável.
Resultando em vários conflitos nos bastidores, com Iyoku sendo prejudicado em seu período na editora, o que desagradou muito o próprio Toriyama.
Foi aí que ambos fundaram a Capsule Corp Tokyo, como uma forma de garantir que os direitos de Dragon Ball e outras obras estivessem protegidos.
Porém a Shueisha segundo informações estaria bem disposta à obter os direitos totais da franquia Dragon Ball.
Então a Bandai Namco resolveu entrar no meio, com as três tentando acordos. Mas com a morte de Akira Toriyama, a relação entre as três foi piorando ainda mais.
Atualmente, discussões com o intermédio da família de Toriyama estão em andamento para resolver a questão.
Apesar dessa situação bastante e preocupante sobre o futuro de Dragon Ball, teremos duas novas produções da franquia.
O anime Dragon Ball Daima, um dos últimos trabalhos de Toriyama e o jogo Dragon Ball: Sparking! ZERO que marca o retorno da série de jogos Budokai Tenkaichi.
Ambos serão lançados em 11 de Outubro.