Entrevista exclusiva de DVD Overlord revela os bastidores sombrios da indústria de efeitos visuais da Disney

Compartilhe:

O renomado youtuber DVD Overlord, conhecido por seu canal que aborda temas polêmicos da cultura pop, publicou recentemente um vídeo bombástico contendo uma entrevista exclusiva com uma fonte anônima que trabalha com efeitos visuais (VFX) para filmes e séries da Disney, Marvel e Lucasfilm. A entrevista traz à tona diversas irregularidades e más práticas que estariam ocorrendo nos bastidores dessas produções, explicando em detalhes os motivos por trás da queda na qualidade dos efeitos visuais e dos projetos em geral dessas empresas.

De acordo com a fonte entrevistada, os principais problemas residem na contratação de diretores inexperientes e incompetentes, que acabam tomando decisões ruins e dispendiosas. Esses diretores são incentivados a não ler os quadrinhos que servem de base para os filmes e séries, além de terem que seguir um esqueleto de enredo pré-definido, com número de lutas e pontos-chave já estipulados.

Contudo, por não saberem lidar adequadamente com o fluxo narrativo, acabam refazendo não só cenas cruciais, mas praticamente todas as tomadas, pelo menos 3 vezes, chegando a refilmar todo o projeto em múltiplas versões. Isso gera um aumento gigantesco de custos com filmagens desnecessárias e mudanças de CGI de última hora para ajustar o material ruim gerado por essas refilmagens.

Além disso, a fonte denuncia o alto gasto diário com alimentação nessas produções, chegando a US$ 1.400 por dia, dinheiro que poderia ser investido na qualidade técnica e artística dos projetos. Os diretores incompetentes também geram atrasos frequentes, demandando mudanças caríssimas em cima da hora por não planejarem adequadamente as filmagens.

Outro grande problema relatado é a recusa dos atores em usar máscaras e outros adereços nos personagens, forçando o uso excessivo de CGI para criar esses elementos digitalmente. Isso sobrecarrega os artistas de efeitos visuais, que têm que “consertar” filmagens técnica e artisticamente deficitárias na pós-produção.

Mas o mais alarmante é como a agenda progressista dessas empresas estaria corrompendo todos os processos. Ao invés de corrigir os reais problemas, os estúdios insistem em manter suas pautas ideológicas, refazendo cortes e editando versões alternativas dos filmes e séries apenas para testar o quanto de conteúdo politicamente correto o público aceita antes de rejeitar a obra.

Tudo isso em nome de conquistar boas pontuações ESG, um indicador de responsabilidade social utilizado por investidores. Ou seja, a Disney estaria priorizando sinalizar virtude ao invés de focar em contar boas histórias e investir em qualidade.

Essa entrevista exclusiva de DVD Overlord expõe em detalhes os bastidores sombrios da indústria de efeitos visuais da Disney, Marvel e Lucasfilm. Confira a seguir a entrevista completa:

DVD Overlord: Bem-vindo, agradecemos por tirar um tempo para falar conosco. Por favor, se puder, em suas próprias palavras, nos diga por que o CGI piorou recentemente.

Fonte: Deixe-me começar dizendo que agradeço a oportunidade de dar não apenas a minha, mas a opinião das pessoas na minha área de trabalho. Parece que ninguém está realmente interessado no nosso lado da história.

DVD Overlord: Então, em sua opinião, por que parece que o CGI piorou tanto nos últimos cinco anos?

Fonte: Bem, é realmente muito mais simples do que vocês podem esperar. A dura verdade é a inexperiência dos diretores quando se trata de conteúdo de streaming e, quando se trata de filmes, é um pouco diferente, mas basicamente é não se comprometer com uma ideia específica.

DVD Overlord: Vamos começar com os programas da d-plus com orçamentos de filmes.

Fonte: Eu teria que dizer que é um efeito bola de neve. A inexperiência dos diretores que a Disney está escolhendo e o fato de que eles realmente não conhecem o material. Esses diretores estão trabalhando, eles são desencorajados a ler os quadrinhos de onde deveriam tirar inspiração. Esses diretores têm inícios e fins delineados, quantas lutas terão. Os problemas que esses diretores têm é que eles realmente não têm ideia de como lidar com o fluxo do projeto. Eu vi o vídeo de Doom Cox sobre scrapbooking e, embora isso seja parte do problema, na verdade é muito pior. Esses diretores não estão apenas refilmando o que chamamos de pontos cruciais, eles também refilmam quase todas as cenas pelo menos três vezes.

DVD Overlord: Espere, então vamos ter certeza de que entendemos isso. Você está nos dizendo que esses diretores em questão basicamente refilmam um programa inteiro pelo menos três vezes?

Fonte: Sim, e se eu for honesto, três é um número muito baixo. É por isso que só há seis a oito episódios, eles não têm dinheiro para fazer mais episódios.

DVD Overlord: Então a razão para esses programas serem tão curtos é porque esses diretores gastam dinheiro com refilmagens e CGI?

Fonte: Sim, é a razão pela qual esses programas parecem incoerentes ou acertam e erram, porque os diretores realmente não têm ideia de como montar uma estrutura de história adequada e, além disso, os pontos cruciais, essas coisas recebem cinco ou seis refilmagens, às vezes mais, e o louco é que essas refilmagens nem são tão diferentes, já que o resultado é sempre o mesmo.

DVD Overlord: Bem, isso faz sentido porque se soma ao que você está nos dizendo, o maior problema é diretores inexperientes no comando desses projetos e o fato de esses diretores estarem adicionando e tirando coisas várias vezes na mesma cena, podemos ver onde isso ficaria caro.

Fonte: Outra coisa que gastou muito dinheiro é a alimentação. Não é nada para esses projetos serem alimentados todos os dias e custarem 1400 dólares. Não estou nem um pouco brincando, se for honesto, estou subestimando. Essa é uma das muitas razões pelas quais os escritores e atores entraram em greve, eles veem quanto dinheiro está sendo gasto nesses projetos e, em suas mentes, os estúdios em questão têm que estar ganhando dinheiro nesses projetos. Esses escritores e atores recebem seus cheques residuais e esses cheques são literalmente nada, cinco mil, talvez um pouco mais. Os escritores recebem ainda menos e realmente ninguém sabe os números desses serviços de streaming. Então você tem as mudanças de última hora e esses diretores querem essas mudanças na semana passada porque estão atrasados, geralmente por meses.

DVD Overlord: Nós ouvimos algumas histórias sobre tudo isso. Vamos entrar nos filmes.

Fonte: Bem, é um pouco mais complicado. O fato de haver tanto CGI nesses novos filmes da MCU, DCU é o fato de a maioria dos atores não usar máscaras, e as máscaras têm que ser adicionadas.

CGI nos filmes da Marvel. Reprodução

DVD Overlord: Espere, fomos informados disso, mas este é o detalhe mais que conseguimos sobre isso. Você pode nos contar mais sobre isso, por que não fazer uma máscara simples que pudesse ser colocada e facilmente removida, ou são os atores que estão se recusando a usá-las?

Fonte: É um pouco de tudo, e o fato de o ator em questão querer que seu rosto apareça lá fora e que eles queiram ficar bem depois de tirar a máscara.

DVD Overlord: Então eles estão tentando evitar o que, cabelo de capacete?

Fonte: É mais como o diretor não vai esperar pela equipe de maquiagem para consertar o cabelo de capacete. O principal problema com o lado do filme é devido ao fato de que eles estão fracassando, eles estão mostrando mais exibições para descobrir o quanto da agenda eles podem colocar e se safar para conseguir uma boa pontuação. É assim que a lacração está arruinando filmes e programas, não apenas com os roteiros lacradores, mas com todos os aspectos da produção cinematográfica nos dias de hoje.

CGI nos filmes da Marvel. Reprodução

DVD Overlord: Quantas mais exibições eles estão mostrando em comparação com o que costumavam fazer?

Fonte: Não é incomum obter de 10 a 30 exibições por versão ultimamente. Não tenho certeza qual era a norma nos anos 90, tenho certeza de que era menor.

DVD Overlord: O que você quer dizer com versão?

Fonte: Bem, vamos pegar “Aquaman” como exemplo, eu sei que a versão 1 de “Aquaman” foi exibida 35 vezes, a versão 2 foi exibida 30 vezes, a versão 3, 35, e assim por diante. Quero dizer, é a razão pela qual o filme inteiro está online. Eu acho que eu diria que, se você realmente soubesse quanto de fundo e coisas em um fundo para o CGI que as pessoas não percebem, isso explodiria sua mente, as coisas que temos que tirar de um corte ruim porque é o melhor que o diretor tem e não pode ou não vai refilmar, realmente, é caro por causa da estupidez, e ah, eles podem consertar na pós-produção, mas isso leva dinheiro”.

CGI nos filmes da Marvel. Reprodução

DVD Overlord: Então, para resumir, de acordo com você, a má qualidade do CGI e dos projetos em geral da Disney, Marvel e Lucasfilm se devem à contratação de diretores inexperientes, que acabam tomando decisões ruins e dispendiosas, como refilmagens excessivas. Além disso, a recusa dos atores em usar adereços força o uso exagerado de CGI. E o pior, tudo isso em nome de tentar emplacar uma agenda progressista, refazendo os projetos apenas para testar o quanto de conteúdo ideológico o público aceita. Correto?

Fonte: Exatamente. Em vez de admitir e resolver os problemas, insistem na agenda política, mesmo que isso arruíne a qualidade.

DVD Overlord: Muito obrigado por conceder essa entrevista exclusiva e revelar os bastidores sórdidos do CGI da Disney. Certamente joga luz sobre os motivos da queda de qualidade que temos visto ultimamente.

Publicidade
Publicidade