Ícone do site Se Liga Nerd

Halloween 2024: uma lista sinistra para você maratonar até o dia 31 de outubro

Halloween

A lista para você curtir no dia 31 de outubro

Você terá coragem de assistir?

Por Claudio Dirani

Alguns têm medo. Alguns odeiam. Alguns amam. Os sentimentos são diversos, mas uma coisa é certa: a festa do Halloween já ganhou cores verde-amarelas há pelo menos 20 anos, sem falar que os filmes de terror são garantia de excelente box office no Brasil.

A poucos dias do 31 de outubro, a hora é agora: qual seria o pior vilão das histórias de terror? Qual a melhor franquia já produzida? Quais filmes de terror são mais aterrorizantes?

O guia ideal para você ler está aqui no Se Liga Nerd!

A lista para o “esquenta” do Halloween

Pânico (1996)

Tudo bem que a franquia já foi bem avacalhada, principalmente nos recentes lançados em 2022 e 2023. No entanto, o primeiro Pânico é uma combinação perfeita de horror, assassinato, comédia e ótimas atuações: cortesia do mestre Wes Craven – o mesmo de A Hora do Pesadelo e suas continuaçõe lideradas por Freddie Kruger. Em Pânico, Craven conseguiu dar peso ao vilão Ghostface e criar uma onda pop com sua máscara fantasmagórica, que já virou um hit internacional no Halloween.

 

Poltergeist, o Fenômeno (1982)

O longa tem direção creditada a Tob Hooper, mas é uma cria, de facto, do mestre Steven Spielberg. Com efeitos da Industrial Light and Magic (bastante similares aos de Caçadores da Arca Perdida), a produção (assim como suas sequências) é cercada de eventos considerados por muitos como sobrenaturais. A protagonista da trama (Heather O’Rourke), inclusive, faleceu de forma precoce, assim como a atriz Dominique Dunne, que interpreta sua irmã mais velha.

 

Invocação do Mal – 2 (2016)

Dos três longas dirigidos por James Wan, o segundo é uma obra-prima. Perfeito na narrativa, competente nos sustos, melhor ainda nas interpretações, com destaque para a Madison Wolfe, que interpreta a menina Janet Hodgson, vítima de possessão na vida real. A ambientação na Inglaterra no final dos anos 1970 é a cereja do bolo. Se você teme assistir filmes de terror, se afaste 101% de Invocação do Mal 2!

 

A Hora do Espanto (1985)

Um filme que não pode deixar as listas de mais bacanas envolvendo vampiros. Para quem era garoto nos anos 80, certamente achou assustador. Hoje ele mantém o charme, embora seja ligeiramente datado. Destaque total para o coadjuvante Randy McDowall, como o famoso caçador de vamps, Peter Vincent.

 

A Freira 2 (2023)

Poucas sequências conseguem superar o original. A Freira – 2 é uma delas, apesar da ligeira lacração identitária incluída de forma tosca na trama. Mesmo com o conteúdo woke, desafio aos mais corajosos não sentir medo da criatura demoníaca Valak (personagem, inclusive, integrante da franquia Invocação do Mal). Em tempo: James Wan assina a produção do longa.

 

O Bebê de Rosemary (1968)

Se houvesse um ranking cinematográfico por gênero, a obra-prima de Roman Polanski certamente estaria no topo do pódio. O filme combina o clima de suspense a la Hitchcock com fortes doses de ocultismo surreal, que certamente é capaz de converter os mais incrédulos. O elenco inteiro trabalha com perfeição, mas três nomes merecem nota 10: a protagonista Mia Farrow (Rosemary) e os velhinhos do mal Minnie e Roman Castevet (Ruth Gordon e Sidney Blackmer. 

 

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Baseado em fatos históricos, o longa é uma das obras-primas do gênero – graças, principalmente, à atuação impecável da jovem Jennifer Carpenter que interpreta a atormentada Emily. Além de focar no sobrenatural, O Exorcismo de Emily Rose também é um excelente filme de julgamento (e fé), com destaque para o brilhante trabalho de Laura Linney como a advogada Erin Christine Bruner.

 

Sair da versão mobile