Especialistas questionaram e mostraram mais uma mentira da DC sobre as vendas de suas HQs.
Por Gui Santos
A DC Comics fez uma publicação em seu blog oficial alegando que Absolute Batman #1 foi o quadrinho mais vendido de 2024.
Porém a DC foi pega no pulo com números fornecidos pelo Bleeding Cool e pelo especialista em quadrinhos Thinking Critical.
E agora DC?
Absolute Batman surgiu como um dos pontapés da DC Comics para a DC All In, uma iniciativa com o infame Scott Snyder à frente.
Iniciativa esta desesperada da empresa para tentar aumentar as vendas, já que foi relatado que 66% de seus títulos mensais tiveram números de vendas menor.
Apesar de ter até chamado atenção, é inegável que Absolute Batman inverte praticamente tudo em relação ao Homem Morcego e sua gama de personagens.
Foi relatado pela DC que a #1 de Absolute Batman vendeu 400.000 cópias, porém uma matéria da Bleeding Cool rebateu tal declaração.
Rich Johnston, do Bleeding Cool, disse que Ultimate Spider-Man #1 é quem vendeu mais cópias este ano, 450.000 cópias, superando Absolute Batman por uma boa margem.
Será mesmo?
Absolute Batman #1 está no topo da lista do Top 50 de HQs de Outubro, porém isto e esses números de vendas anunciados pela DC e pela Bleeding Cool podem não ser o que anunciaram.
Pois segundo o especialista no ramo Thinking Critical, a DC está fazendo uma grande cortina de fumaça.
Ele fez um vídeo em seu canal no YouTube expondo como a DC manipulou o mercado para fazer Absolute Batman parecer um sucesso muito maior do que realmente é.
Muitos dos números de vendas de Absolute Batman #1 vieram de “variantes de incentivo do varejista”, que a DC Comics exige que 3.000 cópias da capa original sejam compradas antes que um varejista possa comprar sua própria tiragem adicional de uma capa variante exclusiva.
Ele entrou em detalhes explicando que a DC Comics cortou a exigência de entrar em uma capa exclusiva pela metade. Permitindo assim que as lojas comprassem 1.500 livros para fazer sua própria capa.
O que criou um excesso de capas variantes ainda maiores para Absolute Batman #1 do que o normal.
Nesse nível, eles teriam que ter encomendado 7.500 cópias da capa A apenas para fazer o livro, o que teria resultado em mais de 10.000 pedidos no total para uma loja criar essas capas alimentadas por especuladores.
Essas capas exclusivas raramente chegam às mãos dos leitores, o que significa que uma grande parte das vendas de Absolute Batman #1 não são reais.
A verdade
A Fandom Pulse confirmou que várias lojas fizeram exatamente o que o Thinking Crtitical alegou com um insider da DC.
Ao falar com um varejista que pediu para permanecer anônimo, ele disse que acredita que menos de 30% das pessoas que compram quadrinhos de sua loja os leem. A maioria das vendas é para especuladores.
A DC Comics não apenas mentiu sobre ter as maiores vendas de todos os quadrinhos em 2024.
Criando assim uma bolha que condena a DC Comics a mais um ciclo de queda nas vendas para leitores reais à medida que avança.