Parece que a Square Enix quer esconder o desabafo de Yuji Horii, enquanto o criador de Dragon Quest continua sendo atacado covardemente.
Por Gui Santos
Ontem publiquei em detalhes sobre o desabafo de Yuji Horii e Kazuhiko Torishima sobre as censuras no remake de Dragon Quest III.
A repercussão foi grande e em meio à isso houve ataques e ameaças covardes contra o criador de Dragon Quest.
Agora trago uma atualização preocupante. O vídeo com a íntegra da entrevista não está mais disponível, nem mesmo o corte publicado nas redes sociais.
Por causa de uma palavra? Sei…
Quando fui checar a entrevista no YouTube, descobri que o vídeo foi PRIVADO. Não apenas isso, o trecho publicado e traduzido por Valute News NÃO ESTÁ MAIS LÁ.
Valute News então tweetou um pedido de desculpas e explicou que teve de excluir o trecho por erro de tradução em uma palavra.
“Criei uma legenda em inglês incorreta para a declaração de Kazuhiko Torishima. Na cena em que a palavra “puritano” foi mencionada, foi mal traduzida como “educação sexual”. Isto é devido ao meu problema de audição. Peço desculpas profundamente por qualquer inconveniente causado a todas as partes envolvidas.”
Há dois detalhes à ressaltar. Primeiro que esse tal problema de audição o Valute News nunca mencionou em quaisquer tweet dele.
Segundo e mais importante, não apenas o tweet com o trecho da entrevista traduzido como também TODOS os tweets dele fora excluídos.
Calma que vai ficar mais bizarro ainda. A emissora responsável pela entrevista e a entrevistadora Naz Chris também se manifestaram no X.
Ambos com a mesma “explicação” da palavra errada e falaram que a entrevista será republicada, inclusive com uma nova tradução em inglês.
“Mesmo que haja um erro de tradução, o significado geral permanece, por isso não há necessidade de se preocupar. Não creio que alguém tenha visto aquele vídeo e pensado que ele estava culpando o sistema educacional americano. O ponto que chamou a atenção de todos foi a afirmação de que ‘o Japão também está sendo influenciado negativamente pelos Estados Unidos‘”.
Kabrutus também questionou, dessa vez à Valute News:
“Se esse foi o único erro, você não deveria tê-lo excluído. Ou alguém te ameaçou de alguma forma…?”
Só que há um detalhe aqui também. Ambos os tweets mencionam uma pessoa que segundo eles está espalhando “desinformação” sobre a entrevista.
Sim, ele mesmo!
Relatei na matéria anterior que até mesmo Elon Musk repercutiu sobre a entrevista de Yuji Horii e Kazuhiko Torishima.
Retweetando o trecho da entrevista, Musk comentou apenas: “Isso é insano.”
É aqui que começamos à ligar os pontos.
Pegou mal pra Square Enix
Segundo informações de minhas fontes, a Square Enix não viu com bons olhos a repercussão da entrevista principalmente após o retweet de Elon Musk.
Por conta disso o enviesado setor de marketing da empresa decidiu agir e EXIGIU que a emissora responsável removesse a entrevista.
A Square Enix também exigiu a remoção de toda e qualquer republicação de trechos senão teriam “consequências graves”.
Portanto é válido dizer que tanto a emissora, os envolvidos e até mesmo Valute News foram intimados pela Square Enix e claro, de maneira nada amigável.
As palavras de Torishima durante a entrevista estão fazendo cada vez mais sentido.
“Sob o nome de conformidade… É como um deus absoluto… Um mal disfarçado de bem. […] Por causa disso, o Japão é influenciado negativamente.”
Os ataques à Yuji Horii pioraram!
Infelizmente os ataques covardes contra o criador de Dragon Quest escalonaram para pior.
O usuário HokutoNoTism no X compartilhou prints de mais hipocrisia pra cima de Horii, até mesmo chamando-o de pedófilo… Meu Deus do céu.
“Usuários no Reddit foram rápido em chamar o criador de Dragon Quest de pedófilo por causa da nova entrevista. Os “verdadeiros fãs” pessoal…”
Esse babaca acima disse: “Não me diga, um japonês de 70 anos dizendo sobre os velhos tempos em que sexualizavam garotas menores de idade nos games?”
Declaração infeliz da qual KentStopMeh e MoonoftheStar responderam.
“Dragon Quest é tipo o jogo sem qualquer tipo de pedo. O que diabos você tá falando?”
“Eles nunca sexualizaram quaisquer garotas menores e estes homens (Horii, Toriyama e Sugiyama) são considerados os avôs do JRPG. Tenha mais respeito.”
Pois é amigos leitores, chegou nesse nível. Aguardemos os próximos capítulos.
Para encerrar, Kabrutus fez questão de republicar o trecho da entrevista no X. Aproveitem.