Site de crowdfunding não está pagando Tim Lim pelas várias campanhas de Kamen America. Outros artistas se manifestaram.
Por Gui Santos
O IndieGoGo, site de crowdfunding já causou problemas para artistas e quadrinistas independentes várias vezes no passado.
Muitas das vezes é por conta de qualquer campanha que para eles seja “fora dos padrões”. Digo, que não seja do viés woke do site.
Dessa vez a hipocrisia e falta de pagamentos está ocorrendo com Tim Lim, criador da HQ Kamen America.
Todos os detalhes de mais uma presepada envolvendo a IndieGoGo aqui, com EXCLUSIVIDADE no Se Liga Nerd.
O que é Kamen America?
Pra resumir, Kamen America tem como premissa uma designer de moda que acabou ganhando incríveis poderes para combater o mal.
Kamen America já teve nove volumes lançados com uma equipe de belas heroínas enfrentando terríveis ameaças. Atualmente está rolando a campanha do Volume 10.
A HQ criada por Tim Lim e Mark Pellegrini é um grande sucesso, com várias campanhas arrecadando bem mais de US$ 100 mil dólares para o livro inspirado em mangá no Kickstarter.
A equipe também realizou campanhas repetidamente no IndieGoGo por mais de cinco anos.
O sucesso de Kamen America não é apenas pela bela protagonista e as histórias com muita ação e humor.
Lim e Pellegrini tem a reputação de entregar seus produtos aos clientes como um relógio, atendendo às metas de tempo de entrega todas as vezes.
Ambos também são declaradamente conservadores. É aqui que entramos na questão da IndieGoGo pois sabemos bem qual tipo de pauta o site é inclinada.
A hipocrisia da IndieGoGo
Tim Lim postou detalhou os problemas que teve com o IndieGoGo em relação aos pagamentos das campanhas ao longo dos anos.
“Depois de 6 anos, esta pode ser a última vez que usaremos IndieGoGo.
Eles estão atrasados com nosso desembolso em 2 semanas: pedi uma atualização (informando o prazo que ELES forneceram) e (após um atraso) eles me deram o cronograma para BUTCH KILLIGAN 2. Não é nem a primeira vez que isso acontece.”
After 6 years, this might be our last time using @Indiegogo .
They are late with our disbursement by 2 weeks: I asked for an update (stating the window THEY provided) & (after a delay) they gave me the schedule for BUTCH KILLIGAN 2.
It’s not even the 1st time this has happened. pic.twitter.com/vqyy95PonP
— サンプ (@SumpKun) December 5, 2024
IndieGoGo atrasou o envio de fundos para o criador do Kamen America em três ocasiões.
A primeira foi claramente por motivação política, pois cita estar sendo revisado pela “Trust & Safety”. A segunda também diz: “o problema requer investigação da nossa equipe de Pagamentos”.
A nota mais recente vem da campanha Butch Killigan Volume 2, na qual o IndieGoGo admite que o livro foi acionado para desembolso.
Isso em 21 de Novembro e, ainda assim, em 4 de dezembro eles dizem a Lim que ele precisava esperar de 3 a 5 dias úteis desde aquela data, apesar de 3 a 5 dias úteis já terem passado.
A IndieGoGo tem um histórico de atacar pessoas por questões políticas. A empresa baniu recentemente o criador de quadrinhos Cecil quando ele começou sua campanha Cash Grab 2 no início deste ano.
Baniu também Alt-Hero Q de Chuck Dixon, recusando-se a pagar fundos após o encerramento da campanha. O último resultou em um processo e acordo pago ao criador.
Em meio à isso, a FundMyComic citou o post de Lim no Twitter , informando aos criadores que sua plataforma era muito mais segura de usar do que a concorrente.
“É por isso que existimos. Esperando que nos deem uma chance. Sinta-se à vontade para perguntar à @BloodyRedBaron, @jondelarroz ou @dickandcomix sobre suas experiências com nossa plataforma. Esperamos ouvir de você!”
A FMC vem ganhado ainda mais força nos últimos anos por verdadeiramente apoiar os criadores independentes, honrando compromissos e o mais importante, sem qualquer viés ideológico no meio.
Após o exposed, muitos outros artistas independentes e criadores de conteúdo se manifestaram em apoio à Tim Lim.