Se Liga Nerd

CAIU A FICHA! Facebook e Instagram substituirão Checagem de Fatos por Notas da Comunidade

Mark Zuckerberg anunciou essa e mais mudanças visando pela volta da Liberdade de Expressão em suas plataformas.

Por Gui Santos

Mark Zuckerberg, dono da Meta, empresa responsável pelas redes Facebook, Instagram e WhatsApp, surpreendeu à todos com um importante anúncio.

Agora Facebook e Instagram não terão mais o polêmico sistema de “checagem de fatos”. Agora em ambas redes sociais terão um sistema de Nota de Comunidade, semelhante ao que tem no X de Elon Musk.

Junto com essa e outras mudanças positivas anunciadas, Zuckerberg também deu respostas duras e algumas alfinetadas em favor à Liberdade de Expressão.

 

Facebook e Instagram livres!?

No vídeo acima, postado algumas horas atrás por Zuckerberg em seu Instagram, o CEO da Meta anunciou várias mudanças em favor da Liberdade de Expressão a qual ele disse:

É hora de voltar às nossas raízes em torno da Liberdade de Expressão no Facebook e Instagram. Comecei a construir mídias sociais para dar voz às pessoas. […] Mas muita coisa aconteceu nos últimos anos.”

Mark Zuckerberg falou sobre a responsabilidade de suas plataformas e revelou que há pressão de governos e da grande mídia para ampla censura nas redes e que claramente isso tudo é um movimento político.

Governos e a mídia tradicional têm pressionado para censurar cada vez mais. Muito disso é claramente político. Porém também há muitas coisas ruins por aí. Drogas, terrorismo, exploração infantil. São coisas que levamos muito à sério e quero ter certeza de que lidamos com responsabilidade.”

Então Zuckerberg relatou sobre a implementação dos sistemas de moderação e de checagem de fatos no Facebook e Instagram que segundo ele, censuraram ao invés de proteger.

“[…] O problema com sistemas complexos é que eles cometem erros. Chegamos num ponto em que cometemos muitos erros em meio à muita censura.”

Foi aí que Mark Zuckerberg demonstrou algo que já estava claro, seu agora alinhamento com o novo governo de Donald Trump.

“As recentes eleições (nos EUA) também parecem um ponto de inflexão cultural para mais uma vez priorizarmos a livre expressão. Então vamos voltar às nossas raízes e focar na redução de erros, simplificando nossas políticas e restaurando a Liberdade de Expressão em nossas plataformas.

 

Quais são as mudanças?

Mark Zuckerberg então anunciou as mudanças para a “volta às raízes” do Facebook e Instagram que serão:

Em relação à isso Zuckerberg foi enfático sobre o quanto a grande mídia influenciou para que o sistema de Checagem falhasse em seu propósito.

Zuckerberg também disse que o sistema foi implementado de boa fé porém, ele acabou se tornando uma ferramenta de censura.

“Após as eleições de Trump em 2016, a mídia tradicional não cansou de dizer sobre como a desinformação era uma ameaça à democracia. Tentamos de boa fé abordar essas preocupações. […] Mas os verificadores têm sido muito tendenciosos politicamente e destruíram mais confiança do que criaram, especialmente nos EUA.”

Neste ponto Zuckerberg disse:

“O que começou como um movimento de inclusão tem sido cada vez mais usado para calar opiniões e excluir pessoas com ideias diferentes. E isso já foi longe demais! Então quero ter certeza de que as pessoas podem compartilhar suas crenças e experiências em nossas plataformas.”

 

Essa equipe que antes estava no antro da lacrate, Califórnia, agora terá o Texas como sua nova base de operações.

Essa mudança segundo Zuckerberg irá ajudar a construir confiança para fazer este trabalho em um local onde haverá menos preocupação sobre a parcialidade da equipe.

 

Alinhado com Trump

Por último Mark Zuckerberg reforçou e deixou claro seu alinhamento com Donald Trump. Zuckerberg também deu declarações, indiretas e alfinetadas contra outros governos, incluindo a China, a União Europeia e até o governo brasileiro.

“Trabalharemos com o presidente Trump para reprimir governos em todo o mundo que estão indo atrás de empresas americanas e pressionando por mais censura. […] A Europa (UE) tem adicionado um número cada vez maior de leis institucionalizando a censura. Países latino-americanos tem tribunais secretos que podem ordenar que as empresas retirem as coisas silenciosamente. China censurou nossos aplicativos de funcionarem no país. A única maneira para reprimir essa tendência global será com o apoio do governo dos EUA.”

Zuckerberg também decidiu expor o que o governo Biden fez em relação à Meta e outras empresas.

“Porém isso tem sido muito difícil até mesmo nos EUA nesses últimos quatro anos com o governo puxando cada vez mais para a censura, indo atrás de nós e outras empresas americanas, assim como encorajou outros governos à irem mais além. Mas agora temos a oportunidade de restaurar a Liberdade de Expressão e estou animado para aproveitar essa oportunidade. Estou ansioso para esse próximo capítulo.”

 

Essas de fato são mudanças muito importantes para que enfim as plataformas da Meta, principalmente Facebook, voltem de fato a ser uma plataforma que valorize a Liberdade de Expressão.

Mas será que essas mudanças serão implementadas pelo fato de Zuckerberg ter tido um choque de realidade? Será que ENFIM caiu a ficha para ele?

 

Sair da versão mobile