Faleceu José Adilson, o grande Maguila, aos 66 anos

Compartilhe:

Atleta que ganhou admiração do Brasil por seu incrível cartel e irreverência nos deixou.

Por Gui Santos

Pois é amigos leitores do Se Liga Nerd, Maguila foi para o Céu…

 

Uma lenda do boxe

José Adilson Rodrigues dos Santos. Pelo nome você não conhece mas pelo seu apelido sim, Maguila.

Nascido em Aracaju (SE), Maguila se mudou ainda jovem para São Paulo e, desde cedo, trabalhava como pedreiro. Praticava o boxe em seu tempo livre e, de maneira improvisada, usava pneus para praticar seus golpes.

No entanto sua habilidade e força chamaram a atenção do saudoso jornalista e empresário Luciano do Valle, que passou a assessora-lo.

Foi através da parceria que José Adilson passou a treinar com o renomado treinador norte-americano Angelo Dundee, que dirigiu lendas do boxe como Muhammad Ali, George Foreman e Sugar Ray Leonard.

Em sua carreira, Maguila construiu um incrível cartel de 85 lutas, com impressionantes 77 vitórias, sendo 61 por nocaute, apenas sete derrotas e um empate.

Além de campeão brasileiro, levantou os títulos Sul-Americano, Latino-Americano, foi campeão das Américas, pentacampeão continental e campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe (WBF).

Em 2000, Maguila encerrou a carreira de boxeador. Durante e após sua trajetoria no boxe, Maguila fez inúmeras participações na TV, cativando o público com seu carisma e irreverência.

Porém em 2013 ele foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica (ETC), conhecida como ‘demência pugilística’.

Doença esta degenerativa semelhante ao Alzheimer e provocada pelos repetidos golpes sofridos na cabeça. Ele estava internado em uma clínica de Itu, no interior de São Paulo.

Infelizmente hoje o falecimento de Maguila foi confirmado pela esposa do pugilista, Irani Pinheiro, com era casada com o ex-pugilista por 30 anos, sempre ao lado dele no tratamento.

Maguila deixou Irani e três filhos. Também vai nos deixar saudades.

 

Obrigado, Maguila!

Publicidade
Publicidade