A aguardada versão early access do game “Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça” da Rocksteady Studios teve que ser abruptamente interrompida nesta semana, após os desenvolvedores detectarem um bug crítico que concedia progresso de jogo completo logo na primeira conexão, arruinando a experiência para os jogadores.
Servidores são desligados às pressas
De acordo com comunicado em seu perfil no Twitter, a produtora identificou que “um número de jogadores está enfrentando um problema em que, ao fazer o login no jogo pela primeira vez, eles têm o progresso da história completo”.
“Para resolver esse problema, realizaremos uma manutenção nos servidores do game. Durante esse período o jogo ficará indisponível. Esperamos que isso leve várias horas e atualizaremos assim que tivermos mais informações. Pedimos desculpas pelo inconveniente”, declarou a Rocksteady.
Críticos apontam problemas que poderiam ter sido evitados
Especialistas e críticos do setor apontaram que esse tipo de problema poderia ter sido evitado caso a produtora não insistisse em impor aos usuários os sempre controversos requisitos de conexão online permanente e autenticação de conta, medidas amplamente associadas a estratégias gananciosas de monetização.
O game, que já vinha recebendo fortes críticas desde o anúncio de sua política de passe de batalha e outros aspectos polêmicos, pode ter enfrentado agora o golpe de misericórdia em sua reputação.
Jogo acumulava polêmicas antes do lançamento
Vale lembrar que o game vinha acumulando uma série de polêmicas e problemas nos últimos anos. Além dos aspectos relacionados ao modelo de monetização, o projeto sofreu três adiamentos, saindo de um lançamento originalmente previsto para 2022.
Recentemente, a Rocksteady também tentou abafar as acusações de uma roteirista que denunciou casos de assédio sexual de executivos contra 16 mulheres durante o desenvolvimento do game.
Futuro nebuloso
Resta saber agora se a Rocksteady conseguirá reerguer o projeto e apresentar aos fãs o jogo que prometeu inicialmente, ou se mais uma superprodução irá fracassar por soberba, ganância e falta de visão.
O descaso com que os requisitos técnicos controversos foram impostos aos usuários, bem como a incapacidade de detectar um bug tão crítico antes de colocar o jogo no ar, lançam sérias dúvidas sobre a competência dos desenvolvedores.
Caberá aos executivos da empresa decidir se vale a pena insistir em um modelo claramente problemático ou fazer as mudanças necessárias para entregar a experiência que os fãs merecem. Do contrário, esse pode ser um prego no caixão da franquia.
Diretor de Esquadrão Suicida ainda espera lançamento de sua versão original