A internet entrou em polvorosa após o surgimento de uma foto do dublador Guilherme Briggs ao lado do youtuber Thiago Braga, dono de canais como Brasão de Armas. O registro aparentemente inocente deflagrou acalorado debate no universo nerd.
Thiago, conhecido por desconstruir argumentos da esquerda em seus vídeos, muitas vezes contra o comunista Gaio Fato, é visto por alguns da esquerda, incapazes de rebater seus argumentos acadêmicos, como disseminador de desinformação e revisionismo histórico.
A controvérsia explodiu quando Briggs, queridinho dos nerds por dublar ícones como Superman e Buzz Lightyear, posou com Thiago. Rapidamente, o Twitter da esquerda reagiu com indignação.
Usuários como @mihauh_ expressaram descontentamento: “O problema pra mim não é eles serem de direita, foda-se isso. O problema é eles apoiarem só o que há de PIOR da direita!”.
Wrndel Bezerra apoia o MBL, agora Guilherme Briggs apoia um falso historiador que espalha desinformação… O problema pra mim não é eles serem de direita, foda-se isso. O problema é eles apoiarem só o que há de PIOR da direita!
— Michelangelo 🇷🇺 (@mihauh_) October 5, 2023
Por outro lado, vozes como a de @joaospider2015 pediam moderação: “Apaga por favor, para o seu bem e para o bem do Briggs, não importa se ele é da direita ou da esquerda política… cada um tem a sua, e as duas merecem respeito”.
Apaga por favor,para o seu bem e para o bem do Briggs,não importa se ele é da direita ou da esquerda política e que nem religião cada um tem a sua,e as duas merecem respeito,ent por favor apague isso pode dar processo.
— Hélio Agreste Graham de Vanily (@joaospider2015) October 5, 2023
Enquanto setores da esquerda nerd articulavam um cancelamento de Briggs, a direita exaltava a atitude dele e de Braga como resposta à hegemonia progressista na cultura pop.
Briggs, com sua respeitável carreira, e Braga, com sua ousadia em confrontar rivais ideológicos, parecem ter formado uma dupla que abalou as estruturas políticas do universo nerd brasileiro dominado pela esquerda. E enquanto o Twitter cancela, a foto segue como símbolo do encontro de dois mundos que raramente se cruzam, mas que quando o fazem, certamente causam comoção.
‘A Pequena Sereia’: a mídia estatal chinesa adverte a Disney