Se Liga Nerd

Fracasso nas Bilheterias: ‘Monkey Man’, Filme de Ação Pró-LGBTQ 

Apesar dos Elogios da Mídia Mainstream, Números Não Mentem e Revelam Desempenho Abaixo do Esperado

O filme de ação pró-LGBTQ “Monkey Man”, estrelado por Dev Patel e produzido por Jordan Peele, pode ter sido aclamado pela mídia mainstream como a melhor novidade desde o pão fatiado, mas os números não mentem. A película provou ser nada mais do que uma decepção nas bilheterias.

Patel, que também co-escreveu e dirigiu o filme, promoveu “Monkey Man” declarando: “Para mim, este é um hino para os marginalizados, os sem voz e os excluídos”, fazendo alusão à comunidade transgênero da Índia. Ele acrescentou que, em sua essência, “Monkey Man” é “um filme de vingança sobre fé”.

A mídia mainstream “woke” tem elogiado “Monkey Man” unicamente pelo fato de apresentar representação transgênero – algo nada surpreendente depois que Patel abertamente o promoveu como um filme de ação pró-LGBTQ. Lucy Ford, da GQ, escreveu em seu artigo intitulado “O impacto radical dos heróis transgêneros de Monkey Man”: “Os Hijra, para ser claro, chutam bundas. Eles empunham facas, lançam machados, jogam explosivos nos rostos dos capangas e giram o contador de chutes no ar”.

No entanto, por mais que Patel e Peele tentem usar “Monkey Man” para injetar comentários sociais e representar a ideologia transgênero, o filme não conseguiu representar uma estreia sólida nas bilheterias. De acordo com informações coletadas pelo Box Office Mojo, o filme produzido por Jordan Peele foi capaz de arrecadar apenas 10 milhões de dólares nas bilheterias domésticas no fim de semana de estreia em 3.029 cinemas, o que é bastante baixo considerando que era previsto um fim de semana de estreia entre 15 e 20 milhões de dólares – com um orçamento de produção relatado de 10 milhões de dólares.

Em comparação, “The Beekeeper”, outro filme de vingança inspirado na série “John Wick” estrelada por Keanu Reeves, arrecadou 16 milhões de dólares no mercado doméstico no fim de semana de estreia quando estreou em janeiro deste ano. Além disso, “Dune: Part Two”, de Denis Villeneuve, em seu sexto fim de semana desde o lançamento, arrecadou 7.432.361 dólares nas bilheterias e se colocou na 6ª posição esta semana, atrás de “Kung Fu Panda 4”, que conseguiu arrecadar 7.771.900 dólares em seu quinto fim de semana desde o lançamento.

Estreando em segundo lugar com uma arrecadação doméstica de 10.119.435 dólares, “Monkey Man” não chega nem perto de “Godzilla x Kong: The New Empire”, que conseguiu arrecadar respeitáveis 31.203.359 dólares no mercado doméstico em seu segundo fim de semana desde o lançamento nos cinemas.

Como John Nolte, do Breitbart, coloca eloquentemente em seu relato sobre o fracasso de “Monkey Man” nas bilheterias: “Não há nada de simpático no movimento transexual. Retratá-los como oprimidos é uma mentira total, um movimento de palhaços e totalmente desonesto”.

Parece que, apesar dos esforços de Patel e Peele para promover a agenda progressista de Hollywood, o público não comprou a ideia de um filme de ação centrado na comunidade transgênero. Enquanto a mídia “woke” continua a aplaudir qualquer produção que inclua representação LGBTQ, os espectadores demonstram que estão mais interessados em histórias envolventes e entretenimento de qualidade do que em lições de moral disfarçadas de blockbusters. Afinal, se quiséssemos sermões, iríamos à igreja, não ao cinema.

 

Imprensa “mainstream” e desenvolvedores de videogames defendem Sweet Baby Inc. em meio a críticas

Sair da versão mobile