Em um evento chocante que ocorreu nesta semana, a gigante da tecnologia Google demitiu toda a equipe do YouTube Music em Austin, Texas, durante uma reunião do conselho municipal. Os trabalhadores estavam no local justamente para pedir melhores salários, benefícios e segurança no emprego.
A notícia pegou todos de surpresa, inclusive os próprios funcionários que estavam no meio de suas falas no momento em que receberam a informação. “Eles acabaram de nos demitir. Acho que nossos empregos terminaram hoje, com efeito imediato”, declarou um dos trabalhadores, visivelmente abalado.
A Equipe Pequena
O YouTube Music em Austin contava com uma equipe de menos de 50 pessoas, que havia se unido unanimemente em abril para formar um sindicato. No entanto, o Google se recusou a negociar com o grupo, em uma postura considerada ilegal pelo Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB, na sigla em inglês).
Apesar do tamanho reduzido, os funcionários estavam determinados a lutar por seus direitos. “Estamos enfrentando duas das maiores corporações do mundo. Ser apoiado pela cidade de Austin e nossos aliados na comunidade trabalhista nos dá motivação para continuar essa luta”, afirmou outro membro da equipe, pouco antes de ser demitido.
Cancelamentos em massa geram crise na Disney+, segundo fontes