Longa de Ridley Scott se passará 20 anos após o original
Por Claudio Dirani
Quase na virada do século, o épico Gladiador de Ridley Scott resgatou o poder quase imbatível dos filmes de época – entre eles, o inimitável Ben Hur (1959) – que se consagraram como marca registrada da era dourada de Hollywood.
Com 5 vitórias no Oscar – incluindo Melhor Filme e Melhor Ator – o drama baseado ligeiramente em acontecimentos do século 2 D.C. colocou cara a cara Russell Crowe, como o resiliente general romano Maximus Decimus Meridius e Joaquim Phoenix, na pele do imoral Commodus, herdeiro do imperador Marco Aurélio.
Na trama, o personagem de Crowe acaba perdendo sua patente e vai parar literalmente na cova dos leões. Apesar do revés, o militar convertido à força em guerrero termina a história triunfante, mesmo ao perder sua vida durante a jornada de vingança após o assassinato de sua família.
Mais de duas décadas já se passaram desde a estreia da superprodução da Universal/Dreamworks que faturou mais de US$ 465 milhões nas bilheterias em 2000.
Porém, para quem sempre teve esperança em uma sequência, a chegada do primeiro trailer de Gladiador II, reativou o hype pela estreia da aventura da Paramount Pictures, marcada para 22 de novembro deste ano.
“Passagem de bastão”
A sinopse de Gladiador II – novamente comandado por Ridley Scott – nos revela que a trama se passa duas décadas após o longa original. O roteiro é básico: Lucius Verus – sobrinho de Commodus e filho de Lucille (interpretada por Connie Nielsen, única remanescente do elenco original) – reaparece em uma espécie de exílio, até que o personagem interpretado pelo irlandês Paul Mescal é capturado por pelo general Marcus Acacius (vivido pelo chileno Pedro Pascal – da série The Last Of Us).
Nos 3 minutos de imagens que o trailer nos oferece, ficamos sabendo que Lucius (que no primeiro filme é interpretado por Spencer Treat Clark, e tem cerca de 10 anos) sequer tem qualquer memória dos pais. Em um diálogo com Macrinus (Denzel Washington) – um lobista com forte influência em Roma – o herdeiro já aparece preso, com a promessa de ser transformado em “uma arma” pelo intrigante personagem.
Após a breve introdução, uma combinação de cenas épicas tenta resumir o que iremos conferir nas próximas horas.
Em meio às turbulentas e visualmente incríveis batalhas conduzidas por Marcus Acacius sob o comando de um insano imperador Geta (Joseph Quinn – o Eddie Munson de Stranger Things), Lucius passará por uma jornada até enfrentar o seu algoz na arena. Antes do combate, entretanto, acontecerá o grande fanservice: sua mãe, Lucille, entregará um anel pertencente ao herói caído Maximus, imortalizado por Russell Crowe.
Apesar do pouco mostrado, Gladiador II revela que os efeitos práticos aplicados na produção que custou quase US$ 300 milhões dividirão a atenção do público com atuações marcantes – principalmente, dos personagens de Denzel Washington e Joseph Quinn.