Globo de Ouro 2023: boicote e relevância em xeque após escândalos

Compartilhe:

O Globo de Ouro, tradicionalmente a festa favorita de Hollywood e importante termômetro para a temporada de prêmios, enfrenta um boicote generalizado este ano depois de uma série de escândalos envolvendo sua organizadora, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA).

Cerimônia sem brilho e tapete vermelho

Previsto para o próximo domingo, 9 de janeiro, o evento deste ano será realizado sem a presença de estrelas, mídia ou mesmo transmissão ao vivo depois que a emissora NBC rescindiu o contrato com a HFPA.

De acordo com Marc Malkin, editor da Variety, “no momento, a maioria em Hollywood não está prestando atenção ao Globo de Ouro”. “Se Hollywood não está reconhecendo a premiação de forma alguma, qual é o seu significado? Acho que nenhum”,declarou.

Favoritos ignorados pela indústria

Mesmo com indicações para filmes aclamados pela crítica como “Belfast”, de Kenneth Branagh, e “Ataque dos Cães”, de Jane Campion, não há qualquer menção às nomeações pelos estúdios responsáveis.

“Se você ganhar um Globo de Ouro mas não comemorar, isso importa?”, questiona Malkin, em referência à apatia de Hollywood.

HFPA tenta se redimir após acusações

As acusações contra a HFPA incluem racismo, por não ter membros negros, e corrupção. Após a repercussão negativa, a associação apressou-se em promover mudanças e ampliar a diversidade, além de proibir presentes e mordomias aos seus integrantes.

“Com o passar do tempo e a reorganização da HFPA, que recuperou o controle, acho que algumas pessoas interpretaram que o boicote foi mais uma vingança pessoal”, avalia o estrategista de comunicação Richard Licata.

Globo voltará a ser relevante?

Apesar dos pesares, Licata aposta que o perdão será concedido mais cedo ou mais tarde. “Esta é uma indústria que tem uma longa história de perdão. Quebram alguma coisa e depois de um certo tempo, tudo está perdoado”, analisa.

“Sim, acredito que o Globo de Ouro vai ressurgir”, conclui, lembrando que o prêmio continua sendo um termômetro para Oscar e Emmy. Resta saber se de fato vai recuperar o brilho ou se tornará apenas mais uma premiação com audiência decadente e descolada da realidade.

 

Os maiores escândalos da era de Ouro de Hollywood que a história esqueceu

Publicidade
Publicidade