Uma lista para maratonar no fim de semana
Por Claudio Dirani
Além de serem consagrados em Hollywood há pelo menos quatro décadas, o que Harrison Ford tem mais em comum com Mel Gibson? A resposta é bastante óbvia. Ambos, aparentemente, “desencanaram”, passando a aceitar papéis em filmes menores e com roteiro abaixo da crítica.
Contudo, em uma galáxia muito distante, o heroico protagonista das sagas vividas na tela por Indiana Jones e Han Solo já foi bastante exigente em suas escolhas. Aos 82 anos, o astro – e aviador amador – coleciona pelo menos 15 filmes de qualidade acima da média, com direito a indicações ao Oscar.
Se você curte e compartilha admiração pelo ator um tanto ranzinza mas sensacional, embarque em uma seleta lista de produções estreladas por Ford em seus “golden days”.
Top 5 – Harrison Ford
Blade Runner – O Caçador de Andróides (1982)
Após cruzar os limites da fama com Star Wars, O Império Contra-Ataca e Caçadores da Arca Perdida, Ford aceitou a missão de caçar androides em Blade Runner – a cultuada sci-fi distópica de Ridley Scott. Embora o filme apareça hoje em quase todas as listas de destaque, acredite: a produção foi um imenso flop, arrecadando pífios US$ 33 milhões ao custo de US$ 28 milhões.
A Testemunha (1985)
Em uma atuação irreparável – que garantiu a indicação ao Oscar de melhor ator – Ford é o detetive John Book, cuja missão é desvendar um misterioso caso de assassinato. A grande pedra no caminho é penetrar na quase impenetrável comunidade Amish – um grupo religioso que se distancia das modernidades. Peter Weir é o diretor do drama. O australiano se encontraria novamente com Ford em A Costa do Mosquito, exibido no ano seguinte.
Busca Frenética (1988)
Intrigante comédia/mistério, marcada pela incrível interação entre Harrison Ford e seu “par” na aventura, Emmanuelle Seigner (esposa do próprio diretor do filme, Roman Polanski). Cenas perfeitas de perseguição e um roteiro provocativo vale o ingresso – ou o streaming.
Acima de Qualquer Suspeita (1990)
Um thriller que envolve o espectador até o último minuto – e coloca em dúvida real se Harrison Ford é herói ou vilão. No drama dirigido por Alan J. Pakula, Ford é um promotor que passa a ser investigado, após sua colega de tribunal (interpretada por Greta Scacchi) ser encontrada morta. Aqui não cabe spoiler para finalizar a resenha!
O Fugitivo (1993)
A versão cinematográfica da série dos anos 60 caiu como uma luva nas mãos de Harrison Ford. Após aposentar (ainda que temporariamente) o chicote de Indiana Jones, o ator voltou a encarar cenas de ação de tirar o fôlego como o Dr. Richard Kimble. Para tentar provar sua inocência, o médico decide apostar em uma fuga sensacional, enquanto é perseguido pelo policial interpretado por Tommy Lee Jones.