Circulou recentemente o rumor de que a Hasbro estaria negociando a venda dos direitos de Dungeons & Dragons (D&D) para a chinesa Tencent. Porém, a dona do popular RPG de mesa acaba de desmentir a informação bombástica.
De acordo com o portal Chinês Speed Daily, as conversas entre Hasbro e Tencent sobre a venda do D&D ainda estariam em “estágio inicial”. A Tencent estaria especialmente interessada nos direitos de adaptação da franquia para games.
Mas depois que a notícia repercutiu mundo afora, a Wizards of the Coast, subsidiária responsável pelo D&D, resolveu se pronunciar. Em comunicado, a empresa negou que esteja buscando se desfazer de sua maior propriedade intelectual.
Hasbro passa por dificuldades, mas não vai vender o D&D
A empresa admitiu que constantemente conversa com a Tencent sobre possíveis parcerias envolvendo diversas de suas IPs. Porém, foi enfática ao negar os rumores específicos sobre a venda do RPG mais famoso do mundo.
Vale lembrar que a Hasbro vêm enfrentando sérias dificuldades financeiras nos últimos anos, o que tornava a história de uma possível venda bilionária do D&D mais verossímil.
A companhia vem registrando sucessivas quedas em suas ações na bolsa de valores desde o pico histórico de janeiro de 2022. Atualmente, os papéis da Hasbro valem menos da metade do que no auge.
Essa crise se deve a uma série de fatores, como a inflação galopante, os efeitos persistentes da pandemia, falhas em aquisições recentes e afastamento de parte do público mais fiel de franquias como Magic:The Gathering.
D&D é a galinha dos ovos de ouro da Hasbro
Por isso, imaginar que a empresa se desfizesse justo de sua propriedade mais preciosa fazia sentido à primeira vista. Afinal, Dungeons & Dragons é responsável por grande parte das receitas da Hasbro hoje em dia.
É a verdadeira galinha dos ovos de ouro, uma máquina de fazer dinheiro com novos lançamentos bombando de forma consistente há anos.
Além de manter uma base de fãs fiel desde a década de 1970, o RPG teve um novo boom de popularidade com o aumento da fama dos podcasts e canais no YouTube dedicados ao jogo.
Portanto, por mais tentadora que pudesse parecer, seria no mínimo imprudente a Hasbro se desfazer de seu bem mais valioso justamente quando mais precisa dele.
Ao desmentir a notícia bombástica, a empresa blindou os fãs preocupados com uma possível “wokeização” ou degeneração do D&D sob os cuidados da Tencent. Por enquanto, o futuro do RPG segue protegido.
Hasbro estaria desesperada para vender franquia Dungeons & Dragons por crise financeira