Parece que a aposentadoria do grande diretor Hayao Miyazaki é um conceito que ele adora repensar após cada projeto lançado. Segundo Junichi Nishioka, vice-presidente da Studio Ghibli, o filme “Kimi-tachi wa Dou Ikiru ka” (ou “The Boy and the Heron” ou “O Garoto e a Garça” em tradução livre) não será o último longa da carreira do diretor.
Sabemos muito bem que na sociedade japonesa, o trabalho é tratado como um pilar importante para a vida, simplesmente a aposentadoria é inviável devido ao sentimento de inutilidade que pode corroer a alma do quem trabalhou a vida toda e não quer parar! E me parece que esse é o caso de Miyazai!
Essa notícia não é surpresa alguma para os fãs do diretor, afinal, Miyazaki já anunciou sua aposentadoria algumas vezes no passado e sempre voltou com novas ideias. Lembra do filme “Princesa Mononoke” (1997), que foi promovido como “o último de Miyazaki”? Pois é, depois disso, ele dirigiu mais cinco longas, incluindo o premiado “A Viagem de Chihiro” (2001), que levou um Oscar para casa.
Recomendo fortemente o documentário “Reino dos Sonhos e da Loucura” onde vemos os bastidores do Studio Ghibli durante a produção de “O Conto da Princesa Kaguya” e “Vidas Ao Vento”!
“Kimi-tachi wa Dou Ikiru ka” é baseado em um livro de 1937 escrito por Yoshino Genzaburou e segue a história de Junichi Honda, apelidado de Koperu, um adolescente com boas notas na escola que, após a morte do pai, vai morar com um tio. A cada capítulo, o tio de Honda compartilha suas perspectivas sobre temas como estrutura da sociedade e visão de mundo.
Não existem informações da data de estreia no Brasil, mas fique ligado nos Boletins do canal Horaplay para ser notificado quando o filme chegar em terras tupiniquins!
Confira o trailer abaixo:
obs: Pelo amor de Deus, tragam o filme para o Brasil com o título original localizado “Como Você Vive?”!
O que podemos esperar do próximo filme de Miyazaki? Está animado para ver o longa recente do diretor? Comente na sessão dos comentários!