HeartGold e SoulSilver: os remakes definitivos de Pokémon

Compartilhe:

Na longeva franquia Pokémon, os remakes se tornaram uma tradição nos games principais. Porém, após 4 gerações, HeartGold e SoulSilver ainda são os jogos a serem batidos. Desenvolvidos pela GameFreak para o Nintendo DS, esses remakes reimaginaram a amada região de Johto com a sensibilidade moderna da trilogia de Sinnoh.

O legado de FireRed e LeafGreen

Antes de HeartGold e SoulSilver, FireRed e LeafGreen para o Game Boy Advance foram os precursores dos remakes principais. Foi uma época empolgante para a série, e esses jogos de Kanto têm seus defensores como os melhores Pokémon. Independente do consenso crítico, a base que esses remakes criaram é o que potencializou HeartGold e SoulSilver a serem tão ricos em conteúdo.

FireRed e LeafGreen tiveram uma tarefa menos árdua dado como Red, Blue e Green seguraram bem o passar do tempo. Mas mesmo pelos padrões atuais, fica claro que esses remakes se esforçaram para ir além, adicionando mecânicas para agilizar as batalhas, expandindo os movesets dos Pokémon e adicionando conteúdo original para complementar o jogo base.

Aplicando o melhor de Sinnoh

Seja qual for o contexto dos lançamentos, essa foi a fórmula vencedora que Pokémon HeartGold e SoulSilver seguiram. A jornada core de Johto foi fielmente recriada, mas os jogos também incluíram a história original de Crystal, um dos títulos “terceira versão” mais reverenciados. Da mesma forma, eles capitalizaram algumas oportunidades perdidas do material original, como ter a Safari Zone no game principal e expandindo o elenco jogável de Pokémon das quatro primeiras gerações.

HeartGold e SoulSilver aprenderam lições importantes de Diamond, Pearl e Platinum sobre gameplay e ritmo. O combate se tornou mais versátil, a movimentação mais conveniente e elementos da história foram expandidos com base no que os jogos de Sinnoh – especialmente Platinum – possibilitaram.

Estabelecendo um novo patamar

Após Brilliant Diamond e Shining Pearl, os remakes de Johto precisam ser a referência para Unova. A recepção morna dos críticos a esses remakes de Sinnoh deveria ser razão suficiente. Além do engajador Grand Underground, eles foram cópias quase carbônicas de Diamond e Pearl, e explicitamente não de Platinum.

Pokémon HeartGold e SoulSilver ainda são o padrão ouro dos remakes principais. Eles representam uma época em que a meta da GameFreak e da Pokémon Company não era simplesmente satisfazer uma tradição de marca. Eles mesclaram o espírito dos títulos originais e as funcionalidades de gameplay que os sucederam, resultando em remakes que se sentem mais completos em conteúdo do que Brilliant Diamond e Shining Pearl.

Publicidade
Publicidade