Por Claudio Dirani
Hollywood – e toda a Califórnia – em estado de emergência
Donald Trump ainda não é o presidente, mas não se engane. Pode ser que ainda sobre alguma coisa para o republicano, que será empossado em 20 de janeiro na Casa Branca, em Washington. Estamos falando de uma das piores ondas de queimadas que se espalha por Los Angeles toda a região do Sul da Califórnia, considerada a mais agressiva desde 1993 pelos norte-americanos. O fenômeno, típico da região, já interrompeu a realização de eventos de premiação, filmagens de séries e filmes, chegando a incendiar residências de atores, diretores e demais moradores dos pontos afetados em Burbank, Los Feliz, Hollywood Reservoir e muitos outros.
De acordo com as autoridades californianas, cerca de 12 shows foram interrompidos em virtude do fogo se espalhando pelo estado do oeste norte-americano. Entre eles: Grey ‘s Anatomy, o premiado no Globo de Ouro 2025 Hacks e o talk show Jimmy Kimmel Live.
Ao todo, foram fechados por tempo indeterminado os estúdios da NBC, Warner Bros, ABC e CW.
Queimadas afetam restaurantes tradicionais da Califórnia
Além de residências e estúdios de Hollywood, as queimadas foram responsáveis pela destruição de outros pontos de interesse, destruindo negócios tradicionais na ensolarada Califórnia.
Um dos mais tristes casos é o Reel Inn – um quiosque em atividade no Topanga Canyon há quase 40 anos. Situado no final da Pacific Coast Blvd, a casa foi inaugurada em 1986 e foi engolida pelas chamas. Nenhum funcionário ou cliente foi afetado.
“Somos muito gratos pelos anos em que fazemos parte da comunidade.Gratos a todos os nossos clientes. Estamos com o coração partido e sem saber o que restará. Espero que os parques estaduais nos deixem reconstruir quando a poeira baixar”, escreveu a gerência do Rell Inn.