Homem-Aranha mata filme de Godzilla com Bruce Campbell

Compartilhe:

O Começo do Projeto Godzilla Reborn

As tentativas de Hollywood de fazer um filme de Godzilla são mais numerosas do que você imagina. Todas as décadas desde a de 80 tiveram uma tentativa notável que não decolou, e havia muitas mais dessas do que projetos concluídos em um momento. Os fãs de kaiju estão “sempre bem” nos dias de hoje, como se diz, mas no final dos anos 90, tínhamos apenas um Godzilla americano para se gabar, e ele era muito polêmico. O Godzilla dirigido por Roland Emmerich estava em todos os lugares, incluindo seu Taco Bell local, e até hoje (gostando ou não) o filme tem seus fãs que o aceitam como uma entrada na série. No entanto, as pessoas da Toho que contavam não estavam entre eles, e sabiam que tinham que agir rápido para trazer seu grande garoto de volta do jeito que eles achavam certo. Godzilla 2000/Godzilla Millennium surgiu dessa pressão para fechar a década para Tokusatsu e deixou a impressão duradoura que a Toho esperava. Dirigido por Takao Okawara e colocando Gojira contra o mutante espacial Orga, o hard reset de uma instalação é considerado um dos melhores da franquia e no Millennium Era que ele começou.

O filme foi considerado altamente o suficiente para receber uma versão norte-americana dublada e reescrita, o que despertou as discussões e o desenvolvimento da sequência proposta que quero discutir aqui. Godzilla Reborn foi uma sequência direta sugerida para Godzilla 2000, escrita pelo escritor e produtor da versão americana, Michael Schlesinger. A ideia começou como uma brincadeira feita em passagem a Jon Davison, produtor de Robocop, quando Schlesinger o encontrou em um estúdio. “Eu sou amigo de Joe Dante [Gremlins] e Jon Davison, e um dia, no final de 2000, eu encontrei Jon no estúdio – ele estava produzindo O Sexto Dia na época”, explicou Schlesinger em uma entrevista com SciFi Japan que ele participou após o lançamento de Godzilla, de Gareth Edwards.

A Concepção e o Aborto do Projeto

“Jon disse: ‘Sim, você é realmente o Sr. Godzilla agora.’ Eu respondi: ‘Sim, e se essa empresa [Sony] for inteligente, eles vão contratar você, eu e Joe para fazer o próximo Americano'”, lembrou Schlesinger. Isso foi até que Schlesinger desse mais pensamento à ideia e convencesse Dante e Davison a trabalhar nisso com ele. Logo foi passado para a Columbia Pictures, e o projeto foi dado um orçamento tentativo de $20 milhões. Comparando seu roteiro com A Ira de Khan em como ele iria reduzir as coisas, e a escrita de Aaron Sorkin no que diz respeito a como os personagens brigam, mas eventualmente se unem, Schlesinger começou a digitar seu roteiro. Ele queria que os personagens fossem engraçados, então ele escreveu um general que falava iídiche como Mel Brooks, um policial que bebia muito e um “idiota mulherengo” gerente de hotel. Eles foram contrastados com batalhas de monstros que deveriam ser levadas a sério. No entanto, o projeto acabou sendo abortado devido a dois fatores: a Columbia Pictures nomeou um novo chefe de produção, Sid Ganis, que não estava interessado em ler o roteiro de Schlesinger e preferia se concentrar em projetos mais caros, como o filme Spider-Man. Além disso, a Toho exigia uma taxa muito alta para permitir a produção do filme, o que Schlesinger não podia pagar. Com isso, Godzilla Reborn morreu ainda na fase inicial de desenvolvimento.

Publicidade
Publicidade